Aprenda Como Fazer um Fichamento de um Texto

Uma etapa considerada essencial para elaboração de um texto acadêmico, por orientadores e professores, fichamento de conteúdo; ele pode parecer difícil e confuso, confira aqui algumas dicas e entenda como fazer fichamento de texto.

 

Entendendo o que é fichamento

Antes de começar a fazer fichamento de texto para um artigo acadêmico é necessário entender a razão de ele ser importante e para que ele serve. Fichamento nada mais é que uma técnica para resumir e organizar as ideias com o fim de ter boas referências no momento de elaboração do seu texto acadêmico.

Quando o fichamento de livro, foco deste artigo, está bem feito ele ajuda no processo de escrita do trabalho acadêmico e também ajuda no processo de estudo e pesquisa, pois é uma forma de estruturar suas ideias e resumir o que se entendeu do texto e, assim, consequentemente, o trabalho originado deste fichamento de conteúdo será bem escrito e estruturado.

O fichamento de conteúdo também ajuda na preparação da pesquisa bibliográfica, por ser, em sua essência, um processo de organização e concatenação de ideias fica mais claro o que deve ser pesquisado a mais e o que precisa de mais atenção durante o processo de elaboração de um trabalho acadêmico.

Em suma, o fichamento tem como função identificar diferentes obras, conhecer o conteúdo sobre o tema a ser estudado, fazer citações, analisar diferentes materiais, elaborar críticas, resumos e resenhas, bem como auxiliar e embasar a produção de textos.

É um método de estudo pessoal pelo qual você organizará suas ideias para escrever seu trabalho acadêmico.

Fundamentalmente são três os tipos de fichamentos necessários para se escrever um bom trabalho acadêmico:

O fichamento de texto basicamente é um resumo com suas ideias principais sobre o texto, o bibliográfico é um resumo de acordo com as principais ideias absorvidas do texto e o fichamento de citação consiste, basicamente, em transcrever e copiar trechos do texto com as palavras exatas de seu autor.

Os três tipos de fichamento são fundamentais para preparação do texto de acordo com as normas ABNT, norma na qual os textos de trabalhos acadêmicos devem ser escritos com o fim de deixá-los mais confiáveis e organizados.

O fichamento pode ser feito em fichas de papel, cadernos, bancos de dados, post-its, arquivos, entre outros modos, enfim, a forma que ficar mais fácil de organizar e estudar sobre o tema escolhido para o trabalho acadêmico. Agora que ficou claro quais são os tipos de fichamento e para que servem, a seguir veremos como fazer fichamento de texto.

exemplo de um fichamento textual

 

Leitura do material para fichamento de texto

Esta é uma parte importante do fichamento e do trabalho acadêmico, por meio da leitura atenta do material que será feita a interpretação do texto e, assim, o roteiro com os caminhos a serem seguidos durante o processo de escrita do trabalho acadêmico. Além disso, é por meio da leitura e conhecimento do material que será possível fazer fichamento de conteúdo.

 

Clareza sobre o tema

Um pouco óbvio, mas vale a pena reforçar, é necessário ter clareza sobre o tema estudado, porque assim fica mais fácil dividi-lo em tópicos e fazer um roteiro de pesquisa, é necessário entender e ter clareza sobre o que é o tema.

Nesse momento, pergunte-se como ele pode ser classificado, como ele pode ser explicado, com quais outros temas pode ser relacionado, com quais outros temas se assemelha, entre outros pontos que deixam bem definido os principais elementos do assunto para ficar mais fácil resumir as principais ideias.

O importante nesta parte é delinear o que é necessário para elaboração do trabalho acadêmico e, consequentemente, fazer o fichamento do material.

 

Saber fazer resenha ou resumo

Não basta somente ler atentamente o texto e interpretar suas ideias, é necessário “botar no papel” o que você entendeu, à sua maneira sobre o texto (afinal, esta é a função do fichamento de livro).

A resenha/resumo consistirá em uma pequena produção textual com os principais pontos ou os mais interessantes, a seu critério, do material em questão, cada livro ou texto deve ter uma breve síntese do que se trata, assim, fica mais fácil buscar referências quando for escrever seu artigo.

 

Concatenando ideias

Com a leitura, sabendo claramente os elementos do tema do seu trabalho e fazendo um resumo sobre isso, separadamente para cada material/fonte de estudo e/ou pesquisa, o ideal também é acrescentar um pouco da sua visão pessoal sobre o que aprendeu, grife o texto, leia e releia os trechos que considerar mais importantes, assim fica mais fácil de organizar suas ideias e dissertar sobre o assunto escolhido.

Faça isso sem pressa, esta é uma das partes mais importantes do seu trabalho, pois é por meio dela que você desenvolverá seu artigo acadêmico e decidirá como é a melhor estrutura de fichamento para futura referência.

 

Chegou a hora: veja como fazer fichamento de texto

Os pontos acima deixam bem claro e resumem o que é essencial para você conseguir fazer o fichamento de conteúdo. É importante esclarecer que há vários modos de se fazer um fichamento, não há um método ideal, depende muito de cada um a forma de estruturá-lo, qual é a melhor maneira de criar referências para sua própria consulta no futuro.

Adiante seguem alguns pontos importantes e sugestões do que colocar no fichamento de conteúdo,

  • Indicações bibliográficas precisas: é importante saber de onde as informações foram retiradas seja para fazer uma nova consulta ou até mesmo atualizar ou editar alguns conceitos inseridos no fichamento;
  • Informações sobre o autor: assim como no item acima, é importante também saber qual o autor, porque conforme se dá o andamento do trabalho, outras fontes deste mesmo autor podem ser pesquisadas;
  • Resumo do material: é essencial para poder escrever seu trabalho acadêmico, é com base no fichamento dos materiais estudados que você escreverá seu trabalho;
  • Citações entre aspas dos trechos considerados interessantes para citação: as citações reforçarão suas ideias e os elementos base sobre o assunto. As citações têm a função de deixar o conteúdo mais autêntico e confiável, transformando-o em uma boa fonte de pesquisa;
  • Comentários pessoais ao longo do resumo: é importante deixar sua marca no texto, transponha suas ideias, dessa forma, evita-se que o texto seja considerado apenas um resumo ou uma espécie de plágio, e seja autoral;
  • Sinalização da parte do artigo acadêmico na qual este fichamento pode ser usado: é necessário saber como organizar as informações pesquisadas e como estruturar suas ideias ao longo do trabalho acadêmico.

Gostou do texto? Deseja ler mais textos como este? Continue navegando pelo Projeto Acadêmico, um site dedicado a ajudar estudantes, como você, a escrever bons trabalhos acadêmicos.

*Vídeo da professora Ligia Guelfi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *