Verbos para Objetivos Gerais em um TCC

O trabalho de conclusão de curso, assim como outros trabalhos acadêmicos, precisam dos chamados “objetivos“, que devem ser geral e específicos. A elaboração desses objetivos nem sempre é facilmente compreendida pelos estudantes. No entanto, o objetivo geral do TCC é muito fácil de ser feito, basta apenas utilizar o verbo correto.

Neste post, falaremos sobre os verbos para objetivos gerais em um TCC, considerando cada categoria ao qual os verbos pertencem, entre outros detalhes importantes. Além disso, ensinaremos como escolher o verbo ideal para a elaboração do seu objetivo geral. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que são objetivos de trabalhos acadêmicos?

Os objetivos de um trabalho acadêmico são basicamente resumos que definem informações importantes sobre o estudo. De uma forma bem simples, esses resumos são formulados a partir de frases curtas onde são destacados pontos de interesse sobre o trabalho. Por isso, é fundamental que todos os estudantes de graduação aprendam sobre os objetivos gerais e específicos, pois eles farão parte de diversos trabalhos acadêmicos, inclusive o TCC.

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), os objetivos são definidos como os itens responsáveis por realizar o direcionamento de uma pesquisa. Além disso, eles apontam os resultados esperados com o desenvolvimento do trabalho acadêmico. Mas para que tudo isso seja realmente observado, é necessário que o estudante siga alguns direcionamentos para elaborar os objetivos de forma correta.

Sendo assim, também é importante que o estudante saiba diferenciar as variações que existem entre os dois objetivos. Embora essas variações pareçam bastante perceptíveis, há ainda pessoas que se enganem a falar sobre os objetivos gerais e específicos. Os objetivos gerais, são aqueles que identificam de forma resumida o assunto principal do trabalho. Neste objetivo, é informado de forma bem direta a finalidade do desenvolvimento do trabalho acadêmico. Já os objetivos específicos, são aqueles que detalham mais informações sobre o que aparece nos objetivos gerais.

 

O que são objetivos gerais?

Como já mencionamos, os objetivos gerais são aqueles que fornecem a finalidade do trabalho acadêmico a partir de informações resumidas em pequenas frases. Esse é considerado o objetivo principal, onde a ideia central de todo o conteúdo trabalhado no TCC deve aparecer em destaque. Além disso, esse objetivo deve expressar a intenção do projeto através de uma linguagem bastante clara e simples. O objetivo geral ainda será responsável por delimitar todo o escopo do trabalho.

É a partir desse item que os demais objetivos do trabalho podem ser formulados. Os objetivos específicos são criados com base no objetivo geral, pois eles são como passos em direção ao resumo principal da ideia do trabalho. Por isso, é importante formular bem o objetivo geral, considerando que ele deve ser o cartão de visitas ao leitor para o seu trabalho.

 

Como criar objetivo geral no TCC?

O objetivo geral de qualquer trabalho acadêmico precisa ser formulado com base no tema abordado no trabalho. Sendo assim, comece definindo em frases curtas o tema do seu TCC, assim como a finalidade e os resultados que ele poderá proporcionar na vida do leitor. Por exemplo, se o seu TCC tem como foco buscar uma compreensão de determinado tema, é inevitável que você resuma isso logo no objetivo geral. Nesse caso, a utilização do verbo se aplica ao “compreender” determinado aspecto do tema.

Além disso, nessa elaboração é necessário delimitar o entendimento a um certo período, momento ou lugar. Por exemplo, se a compreensão do tema trata apenas uma região, especifique essa informação no objetivo geral. Essas e outras informações também deverão fazer parte dos objetivos específicos, que nesse caso, contará com um detalhamento melhor da finalidade do seu trabalho de conclusão de curso.

Agora que já falamos todas as teorias em relação a essa elaboração, vamos a alguns exemplos. Para isso, vamos ter como base o seguinte tema de TCC: “Incidência de doenças pulmonares em regiões de clima seco no Brasil“. Sendo assim, já sabemos de forma bem simples que o tema do trabalho de conclusão de curso traz a discussão da incidência de doenças pulmonares correlacionando esse tema com regiões de clima seco. Se observarmos, essa discussão proporciona um tipo de comparação entre dados de períodos e climas diferentes.

Por isso, a utilização de linguagem para a criação do objetivo geral com base nesse tema deve ser feita a partir dos verbos de compreensão. Esses verbos podem ser: demonstrar, distinguir, concluir, ilustrar, explicar, dentre outras várias opções.

 

Verbos para objetivos gerais em um TCC

Os verbos utilizados para iniciar cada um dos objetivos de um TCC são encontrados em diferentes classificações. Esses verbos são caracterizados pela modalidade de verbo infinito, ou seja, eles terminam nas sílabas ar, er e ir. Através dessas terminações é possível identificar vários verbos para a aplicação em objetivos gerais. Os mais comuns de serem utilizados e suas respectivas classificações são:

  • Verbos com foco em conceitos: compreender, conhecer, identificar, entender, generalizar e reconhecer.
  • Verbos com foco em procedimentos: organizar, demonstrar, estabelecer, capacitar e desenvolver.
  • Verbos com foco em atitudes: mostrar, valorizar, colaborar, interiorizar e contribuir.

verbos objetivos gerais

 

Esses são apenas alguns dos verbos que podem auxiliar na elaboração do objetivo geral. Considerando o nosso exemplo anterior e os verbos disponíveis a cada uma dessas categorias, podemos formular o seguinte objetivo geral para o tema de exemplo:

  • Entender a relação das doenças pulmonares dentre regiões de clima seco no país“.

 

Já os objetivos específicos que sustentam esse resumo do tema devem conter também verbos infinitos que detalham essas informações do objetivo geral. Como exemplo, podemos citar os seguintes objetivos específicos:

  • Identificar os causadores das doenças pulmonares“;
  • Analisar a frequência com que o clima interfere nessas doenças“;
  • Verificar números que relacionam essas doenças ao longo dos anos“;
  • Comparar os diferentes climas e os casos de doenças pulmonares no país“.

Como podemos observar, os objetivos específicos formam uma espécie de caminho até o objetivo geral. Quando essas particularidades são observadas, isso significa que os objetivos tanto gerais quanto específicos foram criados corretamente. Sendo assim, para saber se está no caminho certo observe os dois tipos de objetivos e avalie se eles estão diretamente relacionados.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *