Abstract TCC: veja como fazer, o que é e nossas dicas e sugestões

Ao escrever o abstract do TCC, saiba que ele possui normas importantes para sua escrita, definidas pela ABNT

 

O que é o abstract do TCC?

O Abstract é um elemento pré-textual dos trabalhos acadêmicos e é de caráter obrigatório.

O abstract do TCC é assim chamado quando escrito em língua Inglesa, mas nada mais é do que um resumo do seu trabalho, uma pincelada rápida sobre o tema e a pesquisa abordada.

Escrever o abstract do TCC é um dos últimos elementos do trabalho, por isso você só precisa se preocupar com ele quase na finalização do texto.

 

Qual a função do Abstract no TCC?

Basicamente, funciona como um chamariz para o leitor, pois você adicionará ali as questões abordadas no texto, incitando a leitura.

Unido ao título, tem a responsabilidade de captar a atenção do leitor, despertando nele a curiosidade de ler sua pesquisa.

Ao escrevê-lo tente sempre se pôr no lugar de quem irá lê-lo, assim você desenvolve o texto com a ideia de chamar o leitor para seu TCC.

 

Escrevendo o Abstract do TCC nas normas ABNT

Como qualquer outra seção de uma pesquisa, o abstract também deve ser elaborado seguindo as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.

O texto do abstract deve ser enxuto e objetivo, já que reflexões, dados e demais informações serão apresentadas ao longo do trabalho.

Use uma linguagem que atraia o leitor, apresentando aspectos relevantes da sua pesquisa.

Para redigir seu abstract nas normas da ABNT use os passos a seguir para não ter dúvidas:

  1. Explique ao leitor no que consiste, ou seja, qual é o tema que foi escolhido para sua pesquisa, além de apresentar a relevância do seu trabalho para o meio acadêmico;
  2. Descreva qual foi seu objetivo (ou objetivos) ao escrever seu TCC. Use seus objetivos do projeto como auxílio para escrever esta parte, já que eles nortearam aspectos da pesquisa. conte o motivo maior do seu trabalho ter sido feito;
  3. Nesta parte do texto explique como você fez o trabalho, os métodos utilizados e outros detalhes pertinentes. Aqui é o espaço para informar o leitor qual foi a tipologia do seu trabalho: estudo de caso, pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa ou experimento
  4. Indique ao leitor quais foram os resultados mais significativos que os seus estudos apontaram, tanto positivos, quanto negativos (se houverem), com texto objetivo e sucinto, sempre com o intuito de atrair o leitor para ler seu trabalho;
  5. Ao fim do texto apresente uma breve conclusão sobre as aprendizagens do seu trabalho e o que a pesquisa agregou à sua vida profissional e por que não, pessoal. Mencione a contribuição do seu trabalho como ferramenta de entendimento do objeto estudado em seu TCC.
exemplo abstract em inglês
Exemplo de um abstract em inglês

 

Abstract em outras línguas

As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos orientam que o abstract deve sempre ser feito em língua portuguesa e pode se chamar também de resumo.

De acordo com a variação do trabalho (Monografia, Dissertação ou Tese), o abstract pode ser escrito em língua estrangeira além da Língua portuguesa, que é a padrão.

Nestes casos, o texto é o mesmo que o escrito na língua vernácula, porém, traduzido para a referida língua estrangeira. Os tipos de resumo ou abstract variam de acordo com a língua utilizada:

  • Inglês (ABSTRACT);
  • Francês (RÈSUMÉ);
  • Espanhol (RESÙMEN).

Se você apresenta domínio de alguma destas línguas pode fazer a tradução sozinho.

Caso não fale nenhuma delas, contrate alguém com domínio para que realize a tradução do seu resumo, não confie exclusivamente em tradutores mecânicos, pois o texto deve ter a mesma qualidade de escrita que o resumo em português.

Traduções exclusivamente mecânicas tendem a apresentam severos erros de regência, concordância verbal e nominal e isso pode comprometer a qualidade do seu trabalho, portanto, invista em um tradutor qualificado.

 

Redigindo o Abstract do TCC nas normas ABNT

  • O resumo deve ter um número máximo de palavras, variando num mínimo de 100 palavras e 500 no máximo, dependendo do tipo de trabalho e de exigências específicas de cada instituição;
  • Elabore o texto em um único parágrafo, independente do número de palavras;
  • Redija o texto utilizando a terceira pessoa do singular, com verbo na voz ativa;
  • Não use citações e referências bibliográficas;
  • Tanto o resumo em português quanto em língua estrangeiro é obrigatório ao final elencar palavras-chave, sempre separadas por ponto e vírgula. Terão que ser no mínimo três palavras-chave e no máximo cinco;
  • O resumo deve ser escrito ao término do trabalho, já que faz um apanhado de todos os capítulos e considerações relevantes da sua pesquisa;
  • As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos também orienta que o resumo não ultrapasse o tamanho de uma lauda;
  • Faça sempre em páginas separadas: uma página será a do resumo (língua portuguesa) e na página seguinte o abstract (quando for em língua inglesa) ou o resúmen ou rèsumé (se a língua escolhida for espanhol ou francês).

abstract nas normas ABNT

 

Erros comuns ao escrever o Abstract do TCC

Já falamos anteriormente sobre o que é o abstract do TCC, um resumo do seu trabalho para atrair o leitor a conhecer sua pesquisa.

Então ao escrever o Abstract do TCC não confunda-o com outras seções do trabalho.

Muitos acadêmicos utilizam a função do abstract de maneira errônea, criando um texto que oferece uma prévia do trabalho, tornando obsoleta a função da Introdução.

No abstract também não devem ser incluídos pensadores e citações, ou embasamentos teóricos de quaisquer espécies, pois isto é utilizado no desenvolvimento do TCC.

Ao fazer o fechamento do resumo, lembre-se também de não colocar todos os dados e conclusões, deixe a “cereja do bolo” para as considerações finais.

Não reproduza de forma integral no resumo frases do corpo do texto, sempre faça paráfrase.

Evite expor de maneira muito detalhada os métodos e tabulações de dados, isto também será abordado no corpo do texto.

 

LEMBRE-SE!

Uma dica importante que vale para todo o texto do abstract: você deve SIM chamar o leitor para seu texto, empregando uma linguagem atrativa, mas NÃO expor todos os dados do seu trabalho, senão todas  as pessoas leriam somente o resumo não é mesmo?

Foque em expor as características mais importantes do trabalho de maneira genérica.

Essas dicas lhe auxiliaram?

Então veja em nosso site, muitas outras informações para o seu TCC, desde sugestões de temas até normas da ABNT. Corre lá!

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas