A tese de doutorado é um assunto sério no mundo acadêmico, algo que remete a uma pesquisa bem embasada. Em geral, os estudantes fazem a escolha de uma área e em seguida a escolha de um tema para abordar em sua tese. Grande parte das universidades cobram um projeto de pesquisa dos estudantes antes deles ingressarem em um mestrado ou doutorado. O tema da tese deve ser bem escolhido e apresentado, pois essa pesquisa será trabalhada pelo estudante nos próximos anos.
Devido a isso e muito mais, neste post vamos mostrar 5 passos para escolher o tema da sua tese de doutorado. Veja por onde começar, como selecionar um tema entre algumas opções interessantes, como utilizar um método de escolha que permita um tema condizente com suas convicções, dentre outros pontos de suma importância. Veja tudo isso a seguir!
1 – Escolha um tema visando o problema de pesquisa
Não existe uma regra geral para um estudante definir o tema de sua tese, mas é interessante saber que a escolha do tema é só o primeiro passo. Com um tema definido, o estudante deverá pensar em um problema de pesquisa dentro daquele tema. O tema deve ser bem escolhido visando uma indagação importante ligada àquele assunto. É fundamental que essa pergunta seja bem formulada, de forma clara, redigida por escrito, apontando um direcionamento plausível, limpo e direto sobre o caminho que está sendo tomado.
Ao escolher um tema para a tese de doutorado, é interessante observar que essa escolha é mais abrangente, e algumas opções interessantes podem ser facilmente pesquisadas na internet, por exemplo. Já o problema de pesquisa estará contido no tema escolhido, podendo ser apresentado mais de um problema. O fato é que esse problema será mais complexo de ser encontrado em comparação com a escolha do tema. Portanto, ao escolher por um tema, faça isso mensurando um problema de pesquisa e sua possível abordagem.
2 – Faça uma pesquisa para escolher um tema
Todo processo de pesquisa e estudo realizados de forma séria tende a levar a uma conclusão clara sobre algo. Um dos passos mais importante é ter uma definição sobre os assuntos mais relevantes do seu ponto de vista em sua área de estudo. Você pode fazer isso simplesmente pesquisando pela internet sobre temas atuais, consagrados, polêmicos, conservadores, menos abordados, dentre outros. Isso já irá dar uma noção sobre os temas existentes dentro de sua área.
Faça uma pesquisa sobre os temas que mais lhe chamaram a atenção e veja quais estão mais em alta, além dos assuntos mais recentes. Pesquise um pouco mais sobre os cinco temas que mais lhe atraíram, converse com professores e doutores sobre alguns desses assuntos para cruzar informações e defina um tema já pensando em seu problema de pesquisa. Com todos esses dados em mãos, escolha o tema que mais lhe atraiu e mergulhe nele formulando uma tese sobre tudo que é importante.
3 – Conheça as linhas de pesquisa em sua universidade
Entender as diferentes linhas de pesquisa existentes na universidade onde você estuda também é uma das formas de trabalhar a escolha do tema da tese de doutorado. Uma das formas de manter as ideias claras sobre o tema de sua tese é fazer a leitura do programa de doutorado algumas vezes. Leia por mais de uma vez até ter certeza de que entendeu todos os pontos intrínsecos do programa oferecido na universidade onde estuda.
Saiba quais são as linhas de pesquisa ofertadas, quem são os mestres e doutores ligados a cada uma dessas linhas de pesquisa e quais são os recursos oferecidos para a execução de cada uma delas. Fazendo essa análise prévia, você encontrará argumentos para optar por uma linha de pesquisa ao invés de outra. Com a linha de pesquisa pré-definida, você pode escolher um tema para sua tese e um problema de pesquisa que se encaixe bem.
4 – Tenha coragem de romper as fronteiras do conhecimento
Entenda que uma tese de doutorado deve ser algo que contribua de forma original, e para conseguir atingir esse nível, a pesquisa não deve se limitar às fronteiras do conhecimento. Essa é uma opção radical e não conservadora, que assusta muitos pesquisadores, mas também é uma oportunidade de desbravar e levantar um assunto carente de mais pesquisas. Uma forma valiosa de conseguir identificar esses temas e seus problemas de pesquisa é conversando com pesquisadores que poderão lhe indicar quais são os assuntos e os problemas que precisam ser abordados.
O fato de conversar bastante com outras pessoas do ramo é muito importante para lhe trazer clareza na escolha do tema de doutorado. Mas não fique atrelado somente a conversas com professores e pesquisadores da área. Abra um espaço para conversar com profissionais da área de interesse, converse com amigos e pergunte para alguns deles sobre os temas selecionados por você. Veja o que a escolha do tema “A” ou do “B” agregaria para eles. Esse é um método interessante e pode ajudar, mas, lembrando que a decisão final somente cabe a você.
5 – Escolha um tema relevante
A relevância de um tema lhe colocará no rumo certo o suficiente para que a pesquisa ocorra de forma séria. Escolha um tema que seja realmente relevante do seu ponto de vista, escolhendo algo que agregue valor para a sociedade e para a ciência pura e verdadeira. Não fique preso ‘dentro da caixa’ que a indústria impõe e não pense só em agradar os empresários do setor. Seja um cientista e procure entender o potencial de uma tese de doutorado para solucionar problemas sérios dentro de sua área, que foram deixados de lado por falta de iniciativa e financiamento.
Considerando que será um trabalho de 4 anos e que esse tempo e todo esforço deverão surtir em algo que seja amplo. Pense bem no tema que pretende escolher para não perder essa oportunidade com assuntos superficiais. Reflita bastante e aborde algo de valor para você e para a sociedade ao seu redor, incluindo as pessoas, os animais, a natureza, e a vida sustentável.
Exemplos de Teses de Doutorado
- http://www.epidemio-ufpel.org.br/uploads/teses/Tese%20Renata.pdf
- https://www.pucsp.br/gepi/downloads/TESES_CONCLUIDAS/adriana_alves.pdf
- https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/cavati_sobrinho_h_do_mar.pdf
- http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/if/pt-br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-em-fisica/dissertacoes-e-teses/teses-pdf/Cesar%20Moura%20Nascimento%20-2008.pdf/view
- http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/if/pt-br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-em-fisica/dissertacoes-e-teses/teses-pdf/ELDER%20DE%20SOUZA%20CLAUDINO.pdf/view
- http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/if/pt-br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-em-fisica/dissertacoes-e-teses/teses-pdf/Agnaldo%20Jose%20dos%20Santos%20-2010.pdf/view
- http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2010/10/Angelica-Miranda.pdf
- https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14131/tde-13112007-143749/publico/TeseIsabel.pdf
- http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/1463_1531_GagliottoGiseliMonteiro.pdf
- http://bvsms.saude.gov.br/bvs/premio_medica/pdfs/trabalhos/mencoes/alvaro_nascimento_trabalho_completo.pdf
- https://portalteses.icict.fiocruz.br/pdf/FIOCRUZ/1998/tavarmfld/capa.pdf
Foi bastante útil e proveitoso aceder ao Vosso site. Pois, elucidou-me de como definir o tema e o problema da minha futura tese doutoral na Universidade Autónoma de Asunción, Paraguai. Pretendo receber ideias, contribuições e pesquisas sobre andragogia, pragmatismo na educação e ensino, filosofia da educação, gestão de currículos no ensino superior, vida académica e estudantil na formação universitária, diferenciação e indiferença na educação, pedagogia e didática na educação infantil, educação básica e formação docente, bem como a ensino modular, educação na diversidade, entre outros temas relacionados.