Revisão Bibliográfica: veja o que é, como fazer, exemplos e nossas dicas

A revisão bibliográfica é um importante estudo acadêmico que tem como objetivo rever diferentes conteúdos que já foram publicados sobre um determinado assunto. Ao realizar esse tipo de pesquisa, o estudante precisa se preocupar com a metodologia empregada ao estudo, normas ABNT para formatação e estruturação, e muito mais.

Neste post, falaremos em detalhes como deve ser a metodologia de uma revisão bibliográfica, como fazer esse tipo de projeto acadêmico, quais são as Normas ABNT aplicadas a revisão bibliográfica e vários exemplos desse tipo de estudo.

O que é revisão bibliográfica?

A revisão bibliográfica é utilizada em diversas pesquisas científicas. Há pesquisas baseadas apenas na revisão de dados antigos, enquanto que outras pesquisas são desenvolvidas com experimentos, observações, entre outras metodologias, mas que necessitam posteriormente de uma revisão bibliográfica para sustentar os fatos identificados.

Embora seja algo demorado e até mesmo cansativo, ela poderá poupar muito tempo quando comparado ao que você poderia ter que fazer em campo ou no laboratório para chegar a resultados que já existem na literatura. Ou seja, a revisão bibliográfica é importante para que o cientista tenha um resumo completo de tudo que já foi descoberto, assim seu trabalho é otimizado para descobrir pontos que ainda não foram descobertos.

Considerando essa principal função da revisão bibliográfica, podemos concluir que é indispensável fazê-la, mesmo que ela não seja uma exigência da sua instituição de ensino, pois, este é um trabalho que poupará muito do seu tempo e estudo, já que você poderá se concentrar no que realmente deve ser estudado em seu projeto científico.

Tipos de revisão bibliográfica

  • Histórica: documenta o desenvolvimento da pesquisa em determinada área;
  • Expositiva: expõe um tema a partir de análise e síntese de várias pesquisas e requer para isso maturidade intelectual;
  • Opinativa: esclarece a respeito de um determinado tema na perspectiva de mudança.
  • Questionadora: objetiva identificar as perspectivas para o futuro imediato da pesquisa sobre o tema em revisão;

Metodologia para revisão bibliográfica

Há várias metodologias diferentes para elaborar uma revisão bibliográfica. No entanto, todas elas são baseadas no planejamento, pesquisa e escrita da revisão bibliográfica. Seguindo essa lógica simples, veja a seguir um passo a passo completo de como fazer uma revisão bibliográfica seguindo essa metodologia de planejamento, ação e conclusão!

Planejamento da revisão

Nesta primeira fase, é preciso planejar todos os detalhes de como será a pesquisa da revisão bibliográfica. Isso significa que você terá que planejar vários aspectos da pesquisa, incluindo os seguintes elementos:

  1. Necessidade de revisão: você deverá identificar o que é preciso revisar de fato. Para isso, utilize perguntas como: “a área de pesquisa já é madura o suficiente? Já existe revisões recentes sobre esse tema?”.
  2. O que será respondido: também é preciso planejar o que você pretende responder ao realizar essa revisão. É a partir desse raciocínio que você poderá, por exemplo, empregar palavras-chave para pesquisar trabalhos acadêmicos publicados sobre o tema. Ao definir o assunto principal do seu estudo, você poderá utilizar as palavras-chave que mais se encaixam em sua pesquisa para encontrar tudo que precisa na literatura.
  3. Protocolo de ação: com tantos conteúdos para revisar, pode acreditar, você terá problemas se não utilizar um protocolo de ação. O protocolo nada mais é do que um plano de ação que determinará todos os passos da pesquisa, sendo seu principal objetivo a redução de erros na revisão.
  4. Validação do protocolo: nesse ponto da sua metodologia, é interessante que o protocolo seja validado por um especialista na área ou pelo próprio orientador do trabalho acadêmico. A validação desse protocolo é uma das etapas mais importantes, pois, todo erro no planejamento poderá resultar em problemas posteriormente.

Revisão bibliográfica em ação

Esse é o momento de colocar todo planejamento em ação. Para isso, tenha sempre por perto o planejamento detalhado de como será realizada a revisão bibliográfica, seguindo sempre a metodologia e o protocolo planejado. Veja a seguir o passo a passo completo para colocar uma revisão bibliográfica em ação:

  1. Busque os estudos primários: eles são compostos por informações completas, ótimas referências e com muitos dados. Os estudos primários serão sempre as melhores opções para quem deseja fazer uma revisão, pois, eles oferecem informações confiáveis. Você poderá encontrar estudos primários em sites, anais de conferências, sites de periódicos, bibliotecas digitais, Google Scholar, CAPES, Library, Scopus, Citeseer, Scielo, Science Direct, entre outros.
  2. Selecione os estudos: após filtrar todos os conteúdos em estudos primários, selecione quais deles serão utilizados para sua revisão. É sempre importante analisar o título e o abstract para eliminar conteúdos que não são relevantes para sua pesquisa.
  3. Avalie a qualidade dos conteúdos: embora os estudos primários sejam os de maior qualidade, é preciso avaliar cada caso para ter certeza do material utilizado em sua revisão. Considere se o estudo foi feito com uma metodologia científica, se os dados são reais e se o estudo possui qualidade, de modo geral.
  4. Obtenha as informações necessárias: agora que você já selecionou apenas os estudos de qualidade, é hora de obter todas as informações necessárias para sua revisão. Nesse caso, siga seu protocolo de ação, conforme ensinamos anteriormente.
  5. Analise os dados: depois de anotar todos os dados extraídos, você deverá analisá-los. Os dados respondem seu objetivo de pesquisa? Caso não respondam, isso significa que é necessário mais estudo focado no assunto para chegar a essa conclusão.

Conclusão da revisão bibliográfica

Finalmente você colocará tudo que foi observado e analisado em um projeto acadêmico. Nesta etapa, você deverá se preocupar com estrutura, elementos que compõem uma revisão bibliográfica, formatação ABNT, entre outros aspectos. O mais importante, em todo caso, é incluir toda a sua análise sobre os dados extraídos em sua revisão.

Os elementos obrigatórios de uma revisão bibliográfica são:

Fonte: Revista Científica Núcleo do Conhecimento

Exemplos prontos de revisão bibliográfica para você se basear

exemplo de revisão bibliográfica

Fonte: Google Acadêmico / INEP

As normas ABNT para revisão bibliográfica

As Normas ABNT para revisão bibliográfica são muito parecidas com as regras exigidas para outros trabalhos acadêmicos. Veja a seguir as principais regras para formatação:

  • Impressão em folha A4 (21,0 x 26,0 cm);
  • Fonte Arial Narrow, tamanho 12 e cor preta;
  • Margem de 3,0 cm na parte superior e na esquerda e margem de 2,0 cm na parte inferior e na direita;
  • Espaçamento de 1,5 entre linhas com 6 pt depois do parágrafo;
  • Título, subtítulos das seções e subseções, tabelas, ilustrações, entre outros elementos, deverão apresentar espaço de 1,5 cm do texto;
  • Tabulação do parágrafo de 1,5 cm;
  • Notas de rodapé em fonte Arial Narrow e tamanho 11;
  • Paginação com algarismos arábicos no canto superior direito;
  • Título centralizado, maiúsculo, negrito em tamanho 16;
  • Nome do autor alinhado à direita, com iniciais em maiúsculo, negrito e tamanho 12;
  • Sumário com numeração progressiva;
  • Abstract, keywords, palavras-chave e resumo, devem ser escritos em tamanho 11.

Para quem se interessar, um vlog sobre a organização da revisão bibliográfica

Vídeo perfeita feito por Clara Bousada, para acessar o canal do Youtube dela, entre no link: https://www.youtube.com/channel/UCgTDecg5cwV7vB2m3hgnArA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *