Fazer uma citação em um trabalho acadêmico é uma coisa muito importante, tem que saber falar e respeitar sempre as normas técnicas vigentes na instituição. Falar sobre um autor ou obra é uma ferramenta e deve ser bem explorada quando for um trabalho acadêmico. Se você pretende fazer uma citação da Bíblia, as regras de citação são aplicadas de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), outras normas existentes devem ser estudadas e os padrões devem ser respeitados. 7 dicas infalíveis para inserir citação no TCC de forma correta!
Para você entender melhor como citar a Bíblia na ABNT, neste post detalhamos bem como fazer isso. Veja como fazer citação de uma passagem da Bíblia e fornecer a listagem correta do capítulo e versículo. Conheça outras formas de fazer citação da Bíblia de acordo com outras normas técnicas existentes. Veja tudo isso a seguir!
Explicando
A citação da Bíblia pode ser feita em um artigo, em um post, em um curso, e-book, apostila e em livros. Os versículos podem ser citados e não existe nada na Bíblia que não possa ser utilizado como citação. Todas as passagens podem ser utilizadas para embasar algo e servir como referência para um autor firmar seu argumento. As citações podem ser diretas ou indiretas, e quando se trata de um trabalho acadêmico ou documento específico, as normas técnicas devem ser respeitadas na hora da citação.
- Citação Indireta TCC (ABNT): sugestões de como fazer, exemplo e modelo
- Citação Direta de Site: veja como fazer, normas ABNT e exemplos
- Citação Direta Curta TCC: normas ABNT, exemplo e sugestões
Citação da Bíblia
Uma citação da Bíblia é nada mais do que reproduzir o que está escrito na Bíblia “ao pé da letra”, uma cópia exata do trecho que será mencionado. Para conseguir fazer isso, o autor deve simplesmente copiar e colar o trecho de interesse respeitando algumas regras:
- Se o trecho for junto a um parágrafo já existente no corpo no texto, no máximo a citação deverá ter três linhas e conter aspas;
- Caso o trecho retirado da Bíblia tenha mais de três linhas, a citação deve ser inserida com um parágrafo próprio, utilizando espaçamento simples e aspas;
- Paráfrase são citações livres de um texto feita de forma indireta.
Citação da Bíblia na ABNT
A citação da Bíblia na ABNT exige que: as citações da Bíblia possuam até quatro linhas e sejam feitas em um parágrafo a parte. Caso o estudante deseje incluir a citação de uma passagem em um parágrafo já existente, então ele deverá fazer isso com no máximo três linhas.
Incorporar a citação de acordo com a base no que foi determinado pela instituição de ensino, sempre obedecendo o espaçamento necessário e respeitando o tamanho exato das fontes, é algo que pode variar de instituição para instituição. Neste caso, a ABNT mantém isso em aberto e cada instituição pode determinar o padrão que julgar ser melhor. De um modo geral, o que não vai mudar é a obrigação de inserir o nome do livro, o capítulo e o versículo. Veja logo a seguir um exemplo de como inserir uma breve citação no corpo do texto em seu trabalho acadêmico:
“O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido” (BÍBLIA, Provérbios, 12, 1).
No exemplo acima, podemos notar que o nome do livro, capítulo e versículo aparecem após a citação. Assim que o estudante terminar o trabalho acadêmico, é importante mencionar a Bíblia no espaço destinado para as Referência Bibliográficas. Para conseguir fazer isso sem dificuldades, o livro sagrado deve ser seguido de sigla e em caixa alta: (A. T. caso seja uma citação do Antigo Testamento e utilizar N. T. para o Novo Testamento).
O nome da Bíblia deve aparecer em Negrito, seguido do nome da cidade, publicação e editora, além das páginas citadas. Um exemplo: “BÍBLIA, A. T. Provérbios. In BÍBLIA. Português. Sagrada Bíblia Católica: Antigo e Novo Testamentos. Tradução de José Simão. São Paulo: Sociedade Bíblica de Aparecida, 2008. p. 202-203″.
*Fonte: Passaporte do TCCQuando falamos de ABNT estamos especificando diretamente como as normas técnicas aqui no Brasil cobram isso dos estudantes e de profissionais que publicam algum tipo de texto em revistas e periódicos regidos pela norma. Mas, além da ABNT existem outras normas que podem ser utilizadas como parâmetros para a inclusão de passagens da Bíblia em um texto documental, trabalho acadêmico, ou qualquer publicação de suma importância. Logo a seguir, veja um pouco mais sobre outras normas e como elas determinam citações da Bíblia em trabalhos e documentos que seguem seu regimento:
MLA (Modern Language Association)
De acordo com a MLA as passagens da Bíblia devem ser listadas sempre no final da citação, exemplo: “‘Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.’ (Almeida Revista e Atualizada, Mt. 5.16).”
A MLA exige a utilização de um ponto, sendo que outras normas exigem um ou dois pontos sem estar errado qualquer um dos dois. São pequenos detalhes que devem ser compreendidos e estudados a fundo na hora de formatar um trabalho ou um material que será publicado e regido por tal norma. As normas diferem em detalhes uma das outras e esses detalhes devem ser respeitados com exatidão.
APA (American Psychological Association)
De acordo com a APA, não devem ser utilizadas vírgulas e a listagem deve também aparecer no final. Veja como fica no exemplo:” ‘Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.’ (Mt. 5:16 Almeida Revista e Atualizada).”
A norma também exige a utilização de dois pontos, que são necessários na distinção dos capítulos e versículos do livro sagrado. Exemplo: “Mt. 5:16”. A norma também deixa em aberto que o uso de outros sinais é válido desde que todos sejam feitos da mesma forma, exemplo: “MT. 5.15”, “MT. 5.16” e assim por diante.
Chicago/Turabian
Segundo a norma, a listagem com a referência também deve ocorrer primeiro que a passagem, exemplo: ” ‘Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.’ (Mt. 5:16, Almeida Revista e Atualizada).”
O uso de dois pontos é uma regra que deve ser utilizada entre os capítulos e versículos quando a Bíblia é citada. Ainda que essa seja uma forma bastante comum entre as normas técnicas de citação da Bíblia, existem muitos autores e estudantes que preferem o uso de um ponto. Mas, regra é regra e neste caso a citação deve ser da seguinte forma: “Mt. 5:16”.
Essa norma também prega que as abreviações devem ser feitas de forma consistente. A norma Turbian permite que os autores utilizem até dois tipos diferentes de abreviações: o modo tradicional e um modo mais curto. Neste caso, o modelo que difere do tradicional deve ser permitido pela instituição ou pelo veículo de mídia que pretende fazer a publicação. Esses são detalhes que você deve se atentar ao máximo antes de entregar um trabalho formatado. A formatação dentro das normas técnicas é algo que exige bastante atenção de estudantes e profissionais já formados em diversas áreas. Ficar atento a cada uma delas é uma obrigação de quem deseja manter um padrão de profissionalismo e aceitação de um trabalho de nível superior.
Ensina quem sabe e obedece quem tem juízo, gostei do ensinamento.
otimo.
muito bom