Tire suas dúvidas sobre o que colocar na discussão do seu Projeto de Conclusão de Curso.
Depois que o universitário já passou por quase todas as fases de desenvolvimento do TCC, fez a introdução, os objetivos e a pesquisa, ainda resta uma das últimas e mais importantes etapas, que costuma tirar o sono de muita gente: a discussão dos resultados de pesquisa, também conhecido como “análise dos resultados e discussão”.
Vários estudantes apresentam muitas dúvidas nessa fase, mesmo que os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, por meio da bibliografia e das atividades práticas, tenham, certamente, os capacitado para realizá-la.
Se você é um desses universitários que se sentem inseguros para redigir a discussão, continue lendo esse artigo!
Você aprenderá, em 5 passos, como fazer esse tópico de forma clara, considerando tudo que foi aprendido e vivenciado na produção do seu projeto final da universidade.
O que é discussão de TCC?
Em primeiro lugar, antes de entender efetivamente como fazer a discussão do TCC, é necessário compreender o conceito dessa seção tão importante para o seu trabalho científico.
No geral, o tópico da discussão vem como última parte do desenvolvimento do trabalho, próximo à conclusão e trata da apresentação e, posteriormente, a análise dos resultados.
Mas qual é a diferença entre apresentar e analisar? As duas denominações são complementares, mas tem distinções fundamentais.
Na apresentação, o universitário deve expor e comentar tudo o que descobriu durante o processo de pesquisa, de forma direta.
Já na análise, o dever é interpretar os dados coletados, identificando e explicando as relações entre eles.
A qualidade da análise interferirá diretamente na nota que você receberá no seu projeto e o quanto ele terá de valor científico. Por isso, é necessário capricho e atenção aos detalhes.
Tudo parece bastante complicado, não é? Mas siga as etapas abaixo e seguramente você vai conseguir entender o que colocar na discussão do TCC.
1. Faça uma retrospectiva do projeto
Depois de entender o que é discussão do TCC, o estudante deve, literalmente, recapitular todo o percurso do seu projeto: como você ou seu grupo chegaram ao tema proposto, como o desenvolveram e colocaram em prática a pesquisa, quais foram os desafios e provocações durante a produção do projeto, qual é a finalidade da sua pesquisa, os objetivos específicos e quais os resultados esperados.
Faça uma breve reapresentação de tudo o que você passou nos meses em que ficou elaborando o trabalho e o porquê de cada decisão. Lembre-se da “história” do seu projeto, da sua vivência.
Esse é o primeiro passo para compreender como fazer a discussão do TCC.
2. Evidencie os resultados do trabalho
Nesta parte inicial da discussão dos resultados de pesquisa, a forma de expor os dados obtidos pode mudar conforme o tipo de pesquisa escolhida, teórica ou empírica, para chegar aos objetivos do projeto.
Dependendo do método de investigação, o que colocar na discussão do TCC tem algumas peculiaridades.
Primeiro, entenda as diferenças entre pesquisa teórica e empírica, e como apresentar os resultados levando em conta essas diferentes formas de exploração científica.
- Pesquisa teórica: Tipo de pesquisa fundamentada em análise documental e referências bibliográficas, ela tem como objetivo proporcionar discussão entre conceitos e não o levantamento de dados.
Nessa categoria a apresentação dos resultados consiste na descrição de conceitos dos autores utilizados no projeto, análise do estudante sobre essas concepções e, por fim, a criação de uma linha de argumentação, expondo pensamentos convergentes e dissonantes entre autores.
- Pesquisa empírica: Compreende todas as formas de pesquisa de campo, onde o cientista ou pesquisador coleta dados por meio de entrevistas, observação ou experimentação.
Esse tipo de pesquisa se divide em quantitativa ou qualitativa e tem o objetivo de comprovar, de forma prática, as hipóteses.
A apresentação dos resultados, ou seja, números e dados obtidos, é feita de forma direta e objetiva através de gráficos e tabelas.
Muitas vezes, em um mesmo projeto de conclusão de curso, pode haver pesquisa teórica e empírica. A seguir, aprenda como relacionar esses diferentes tipos de fundamentação e veja o próximo passo para saber o que escrever na discussão do TCC de forma exata.
3. Exponha as relações entre os dados
É importante que todos os dados e resultados, depois de apresentados, sejam interpretados e relacionados, a fim de chegar em conclusões científicas sobre o assunto abordado no trabalho de conclusão de curso.
Para trabalhos fundamentados em bases puramente teóricas, a relação entre os dados já é feita mediante a comparação de conceitos e características dos assuntos abordados por cada autor, assim como as implicações de cada teoria.
Em relação a trabalhos que tem fundamentação empírica, as relações entre os dados colhidos em pesquisa de campo são feitas pela comparação e interpretação de gráficos, comparando medidas, opiniões e frequência de acontecimentos.
Quando o trabalho une esses dois métodos de investigação existe, também, a atribuição de causas e efeitos para os dados colhidos em pesquisa de campo. Para isso, a pesquisa bibliográfica é fundamental para saber como fazer a discussão do TCC.
4. Confronte com a hipótese inicial
Após a descrição de forma clara e objetiva da apresentação e análise dos resultados, a próxima importante etapa é colocar todas essas constatações frente à hipótese inicial do TCC.
A finalidade é saber se o conteúdo produzido e os dados obtidos no projeto endossam ou refutam a ideia primária que o universitário tinha ao começar as pesquisas.
Diferente do que muitos estudantes pensam, a hipótese científica não precisa necessariamente se confirmar para que o trabalho de conclusão de curso tenha êxito.
A refutação da hipótese inicial acarreta na formulação de uma nova hipótese, mais amadurecida. O importante, neste caso, é a produção de conhecimento no processo.
5. Apresente as possíveis respostas para o problema
O problema de pesquisa é a questão que deve ser objeto de investigação do seu TCC. A partir da problematização que é criada a hipótese e o desenrolar de todo o trabalho.
No final, é importante que o universitário tenha respondido a essa questão, pois é ela, na verdade, que deu sentido a toda a produção e é a última parte da discussão dos resultados de pesquisa.
Dessa forma, seu projeto poderá ser considerado, de fato, uma pesquisa científica.
Hora de começar!
Seguindo essas 5 dicas você não terá dificuldades em saber o que escrever na discussão do TCC e estará a um passo da sua formação acadêmica. Acesse Projeto Acadêmico e saiba mais!
Me ajudou muito
muito bom.
Boa tarde, parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber quem é o autor deste artigo e quais fontes ele utilizou. Desde já, obrigado