Início » Acadêmico » Relato de Caso: dicas de como fazer, metodologia, ABNT e exemplos

Relato de Caso: dicas de como fazer, metodologia, ABNT e exemplos

Descubra como utilizar o relato de caso em um TCC.

Grande parte dos estudantes universitários deixam para saber mais sobre o trabalho de conclusão de curso (TCC) na última hora, geralmente sem ter ideia alguma de como reagir ao processo.

Nesta hora descobrem que, para desenvolver o TCC é necessário seguir um passo a passo que, geralmente, exige: introdução, objetivos gerais e específicos, justificativa, hipótese, metodologia, fundamentação teórica, considerações finais e referências (bibliográficas e outras).

Além disso, há os elementos pré-textuais do trabalho, como capa, folha de rosto, resumo, lista de imagens e sumário, por exemplo, e o relato de caso, que é utilizado em monografias de cursos da área de biomedicina.

Essa esquematização, aliada às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de obrigatória, auxiliará o pesquisador no andamento de seu texto. Por causa disso, além de o universitário ter total conhecimento das normas ABNT, ele deve assimilar e ter plena noção de cada passo da estrutura completa do TCC.

Neste informativo, você aprenderá todas as nuances possíveis ao estruturar o relato de caso em um TCC. Se você precisa escrever uma monografia na área médica, descubra como utilizar o relato de caso em sua pesquisa.

relato de caso

 

O que é um relato de caso?

Devido a sua praticidade e eficácia, o relato de caso é bastante utilizado em pesquisas de literatura científica, principalmente na área médica. De acordo com o pesquisador Parente, o relato de caso nada mais é do que uma descrição detalhada de casos clínicos que contenham características sobre sinais, sintomas e outras características do indivíduo estudado, relatando todos os procedimentos utilizados.

O relato de caso tem vasto valor no descobrimento de novas doenças, novos tratamentos, efeitos colaterais e inesperados, assim como para o ensino. Segundo Kienle, os relatos e séries de caso são importantes para a medicina, pois podem representar a “evidência científica decisiva” quando se entra na esfera dos medicamentos não comerciais, que são sustentados pela pessoalidade do profissional de saúde.

Ao aprender como escrever um relato de caso, o universitário não só preencherá uma lacuna necessária em uma monografia da área médica, mas, também, tornará a sua produção acadêmica melhor organizada e mais informativa.

Geralmente utilizado na área médica, o relato de caso pode, ainda, ser um diferencial em pesquisas de outras áreas, desde que adaptada da forma correta.

 

Como escrever um relato de caso

Para descobrir como escrever um relato de caso, o primeiro passo para o estudante que deseja produzi-lo é definir a lacuna científica que se planeja diagnosticar.

O objetivo do relato de caso é preencher as lacunas da literatura científica abordada, portanto relatam-se casos inéditos, como doenças não exploradas, novos tratamentos e procedimentos inovadores dentro do caso de pesquisa abordado.

 

Introdução do caso

Trata-se de uma introdução resumida do caso a ser abordado. Nesta seção o pesquisador deve corroborar a pesquisa, dando ênfase à relevância do assunto para a comunidade médica, indicando o objetivo do relato de caso.

 

Descrição do caso

Este é o momento de detalhar o cenário, informando as análises de maneira cronológica, conforme os experimentos foram se sucedendo. Ao final da descrição o analisador deverá conseguir compreender os sintomas e o quadro clínico do indivíduo; o histórico de patologias e a condição de saúde; os exames e diagnósticos efetuados; os procedimentos ambulatoriais ou cirúrgicos utilizados, além das medicações prescritas ao paciente durante todo o processo e, no final, a situação conclusiva do sujeito.

 

Discussão do caso

Nesta seção as referências bibliográficas devem ser comparadas aos resultados obtidos por intermédio da experiência realizada. Desse modo, pode-se, então, discutir hipóteses sobre o caso do paciente estudado. Além disso, é possível perceber pontos na pesquisa que merecem maior aprofundamento no futuro.

 

Como e onde encontrar as fontes bibliográficas

Com os nomes dos autores e materiais em mãos, é a hora de começar as pesquisas. O ideal é sempre buscar as informações diretamente de fontes, como livros e artigos, nunca de blogs ou sites comuns da internet. Lembre-se que o trabalho de conclusão de curso exige a utilização de obras com credibilidade na área acadêmica em questão.

Diversos trabalhos acadêmicos estão disponíveis na internet para consulta. A melhor forma de encontrá-los é por meio do Google Acadêmico, que nada mais é do que uma versão do famoso buscador focada na procura de artigos científicos, pesquisas acadêmicas e afins.

Há, também, plataformas onlines de universidades ou bancos de dados bibliográficos, como o Scielo, que atuam como bibliotecas digitais, onde é possível encontrar muitos conteúdos produzidos por pesquisadores de áreas distintas.

Por meio da pesquisa nessas plataformas é possível encontrar livros e artigos de forma gratuita, sendo possível, ainda, fazer o download desses materiais no computador ou outros dispositivos.

 

Conclusão do caso

Nesta parte, resume-se o relato de caso, reiterando a sua importância e relevância para a área de pesquisa.

Antes do fechamento do texto exige-se, ainda, um resumo de aproximadamente 150 a 200 palavras que explique de uma maneira generalizada os tópicos propostos durante o estudo.

Como utilizar o relato de caso em um TCC

Como dito anteriormente, o relato de caso é uma seção imprescindível em uma monografia na área médica, porém, pode ser utilizada, também, em outras áreas, fazendo uso de uma estrutura semelhante.

De acordo com as informações passadas por intermédio de nosso artigo, você já deve ter percebido que o relato de caso, dizendo de uma maneira mais simples, nada mais é do que a identificação de determinado problema e uma proposta para resolvê-lo.

O princípio do relato de caso é semelhante a algo que já vem sido desenvolvido em muitas universidades, chamado Design Thinkingdiagnóstico realizado a partir de experimentações que levam à inovação.

Portanto, além da utilização dos relatos de caso em áreas médicas é possível utilizá-los, nesses moldes, para auxiliar pesquisadores de engenharia, publicidade, design, além de outras áreas, como uma forma de relatar situações da problemática de uma pesquisa de monografia.

A divergência, na hora de sua construção, é que a possibilidade de um universitário desenvolver uma pesquisa em um TCC atribuindo aspectos práticos é menor.

Após a leitura deste artigo você estará pronto para desenvolver o relato de caso de seu TCC ou sua pesquisa, de maneira geral. Porém, caso tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário e veja os outros artigos desse site.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

3 comentários em “Relato de Caso: dicas de como fazer, metodologia, ABNT e exemplos”

Deixe um comentário