Aprenda como usar corretamente o IBIDEM no seu TCC seguindo a ABNT

De origem do latim, o termo ibidem significa “no mesmo lugar“. Esse tipo de expressão é amplamente utilizada em referências bibliográficas onde há a necessidade de indicar que determinado trecho aparece na mesma obra do autor. No entanto, há várias regras importantes para a utilização desse vocábulo, o que inclui normas e variações importantes.

Neste post, falaremos em detalhes o que é ibidem, para que serve, quando utilizar esse termo em seu TCC e quais são as regras para a utilização. Além disso, mostraremos alguns exemplos de como utilizar ibidem em um TCC. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é ibidem?

O termo ibidem tem origem latina e significa “no mesmo lugar“. Esse significado se aplica quando uma obra já foi mencionada, e em uma segunda menção, o termo ibidem indica que a informação consta na mesma obra ou no mesmo lugar. Quando esse termo é utilizado, entendemos também que trata-se de uma referência ao mesmo autor e a mesma obra.

A utilização do termo se aplica principalmente quando há a necessidade de se repetir a fonte mais de uma vez, como ocorre no caso de alguns textos onde aparecem várias citações de uma mesma obra. No entanto, esse termo é designado apenas quando a nota subsequente se refere a mesma obra. Ou seja, se a obra foi mencionada primeiramente e a próxima referência trata-se de uma repetição da mesma obra, o uso do ibidem é obrigatório. Já no caso de referências a mesma obra que ocorrem após outras citações de obras diferentes, é utilizado o termo Op. cit seguido pelo nome do autor.

Essas variações são importantes para manter a organização das informações fornecidas principalmente em referências bibliográficas. Mas mesmo ao longo de um texto, é importante utilizar abreviações como essas para que o texto não fique extenso ou repetitivo demais apenas por informar várias vezes o nome da obra e do autor. Veja como usar corretamente o Et al. seguindo as normas ABNT

 

Para que serve?

O termo ibidem é uma forma de fazer referência a uma obra já mencionada naquela mesma página do texto. A sua utilização indica que o nome da obra apenas foi abreviado para não tornar a leitura repetitiva e cansativa. Esse termo ainda pode ser utilizado juntamente com outros termos como apud ou idem. Cada um deles apresentam significados diferentes e utilizações que seguem padrões regidos por diversas normas.

 

Quando utilizar ibidem no TCC?

A utilização do ibidem é necessária quando há mais de uma citação de uma única obra na mesma página do texto. Por exemplo, se determinada página do seu TCC faz mais de uma referência a uma única obra, é necessário utilizar o termo ibidem nas citações posteriores a primeira citação da obra. Isso porque a ABNT determina que o ibidem seja utilizado a partir da segunda menção da obra. Na primeira citação, a informação sobre a obra e o autor deve ser completa.

Caso a obra seja citada em uma determinada página e depois mencionada em outra, é necessário informar o nome completo da obra assim como o autor. O termo ibidem serve apenas para mencionar que tal citação pertence a obra mencionada anteriormente. No caso de menções em outras páginas, é necessário utilizar o termo Op. cit como já informamos.

 

Como usar ibidem em seu TCC?

A utilização do ibidem ocorre de acordo com as regras estabelecidas em cada norma. Nesse caso, você deve conferir primeiramente a norma que seu TCC é regido e as regras que a banca examinadora estabelece para a entrega de seu trabalho de conclusão de curso. Caso essas regras sejam diferentes, você deverá informar o ibidem da forma como a banca indica. Mas na maioria dos casos esse tipo de menção segue padrão simples, onde a menção deve ocorrer ao final da página como uma referência a citação.

Mas se você não faz ideia de como utilizar o ibidem em seu TCC, confira a seguir alguns exemplos de utilização do termo:

 

Exemplos de utilização

O termo ibidem pode ser abreviado pela expressão “ibid”. Sendo assim, você pode mencionar ibidem ou ibid em seu TCC quando houver a necessidade de se referir a uma obra já mencionada na página. Veja a seguir como esse termo é empregado:

NOME DA OBRA, ano. p.número da página

Ibidem, p.número da página;

Ibid, p.número da página.

 

Vamos dar como exemplo a obra “Dom Quixote” do autor Miguel de Cervantes. Nesse caso temos o seguinte exemplo de utilização do ibidem:

DOM QUIXOTE, 1605. p.60

Ibidem, p.65;

Ibid, p.65.

 

Formas erradas de utilizar o ibidem

Os exemplos anteriores mostram a forma correta de utilizar a expressão ibidem para se referir a uma obra já mencionada na página. No entanto, há muitas pessoas que utilizam esse termo de forma errada, o que leva a um mal uso das regras gerais para a utilização de termos e abreviações.

Por exemplo, utilizar o ibidem em uma página fazendo referência a uma obra citada em outra página do seu TCC não está correto. O certo é utilizar o termo quando a obra é mencionada na mesma página mais de uma vez. Quando a menção ocorre em páginas diferentes, é utilizado o termo Op. cit. Além disso, utilizar o termo ibidem para indicar que a menção trata-se do mesmo autor também é incorreto.

Quando você quiser mencionar uma citação do mesmo autor, mas em obras diferentes, é necessário utilizar o tempo “idem”, que se aplica apenas “ao mesmo autor”. Nesse caso, você pode mencionar duas obras diferentes em sequência que sejam do mesmo autor utilizando o termo idem. Por exemplo:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Nome da Obra. Editora, ano.

Idem, Nome da Obra. Editora, ano.

Id, Nome da Obra. Editora, ano.

 

Nesse caso, temos que a sigla Id se aplica ao termo idem como uma abreviação do termo. Vamos a um exemplo prático da utilização do idem em uma menção do mesmo autor:

QUEIRÓS, Eça de. O Primo Basílio. Porto Editora, 1878.

Idem, Os Maias. Porto Editora, 1888.

Id, Os Maias. Porto Editora, 1888.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas