Início » Redação » Como começar um Relatório: estrutura, palavras e 5 dicas

Como começar um Relatório: estrutura, palavras e 5 dicas

A elaboração de relatórios é algo bastante cobrada por diversas instituições de ensino no âmbito acadêmico, principalmente nas áreas de formação que mais exigem esse tipo de trabalho como administração, áreas científicas, saúde, entre outras. Sendo assim, se você terá que passar por essa etapa, é fundamental aprender a elaborar um relatório completo.

Neste post, explicaremos em detalhes como começar um relatório. Veja também várias dicas para fazer um relatório do zero, seguindo instruções padrões para relatórios e métodos que te ajudarão a elaborar esse conteúdo muito mais fácil. Relatório de Estágio: veja como fazer, modelo pronto, ABNT e dicas

banner relatório

Como começar um relatório?

Um relatório, seja ele de estágio, de experimentação científica ou de qualquer outra finalidade, não deve ser iniciado literalmente pelo “início”. Isso porque um relatório só deve ser elaborado após finalização do projeto. ABNT NBR 10719: Relatório técnico e/ou científico

Além disso, um relatório deve apresentar as seguintes características:

  • Deve apresentar apenas as informações necessárias, nunca informações ou dados desnecessários;
  • Não utilize palavras supérfluas, um relatório deve ser sucinto e apresentar informações completas;
  • Deve ser limpo, com leitura fácil e agradável de ler, lembre-se que o leitor quase sempre lerá o relatório por obrigação, então é interessante tornar essa leitura o mais agradável possível;
  • Deve apresentar todo o trabalho realizado ao longo do projeto, sem nenhuma omissão das condições do experimento, estágio, entre outras informações.

Seguindo esse raciocínio, é necessário ainda seguir uma estrutura para ter um relatório completo. A estrutura é composta pelos seguintes itens:

exemplo de como começar um relatório

Estrutura do relatório

Agora que você já sabe os itens obrigatórios na estrutura de um relatório, veja a seguir um resumo sobre cada um dos elementos dessa estrutura e como incluí-los no relatório.

  • Título: deve apresentar o assunto principal da atividade relatada no relatório. Dentro de um relatório, é possível incluir diversas informações, atividades e eventos relacionados. Porém, o título deve ser direcionado ao evento de maior ênfase.
  • Objetivo: muitas vezes há mais de um objetivo envolvido na elaboração do relatório. Independente de quantos objetivos há em um projeto, é preciso inserir essas informações no relatório. Além disso, os objetivos de um relatório devem ser informados utilizando um verbo no início da frase, como forma de definir claramente a razão pela qual a experiência foi desenvolvida. Por exemplo:Descobrir os efeitos dos raios solares nas plantas aquáticas“.
  • Introdução: deve apresentar os fundamentos teóricos de forma sucinta. Esse elemento não pode apresentar todas as informações do texto, lembre-se que é apenas uma introdução ao relatório. Por isso, a introdução deve conter apenas a ideia do relatório e os fundamentos teóricos que basearam e motivaram a elaboração do projeto.
  • Descrição das atividades: esse é um elemento que terá a descrição da atividade ou atividades detalhada de forma cronológica. Isso significa que você deverá organizar as atividades, caso existam mais de uma, considerando a ordem com que os fatos ocorreram ao longo da experimentação.
  • Resultados: neste momento, é importante inserir os resultados observados ao longo de cada atividade. Independente se o resultado era o esperado ou não, ele deve fazer parte do relatório.
  • Discussão: a interpretação dos resultados é tão importante quanto a obtenção dessas informações. Para isso, é preciso observar os resultados, analisar cada uma das informações coletadas e promover uma discussão sobre o assunto.
  • Conclusão: por fim, o conteúdo deverá ser concluído com base nas atividades realizadas e nos dados que foram obtidos ao longo do projeto.
  • Referências: o último elemento do relatório são as referências bibliográficas. Este item deverá aparecer ao final do relatório com todas as fontes consultadas e informações citadas ao longo do relatório.
*Fonte: Prof. Kadu Landert

5 dicas infalíveis para começar um relatório

Considerando a estrutura de um relatório e todas as características deste tipo de conteúdo, reunimos 5 dicas infalíveis para começar um relatório. Veja a seguir quais são as 5 dicas e coloque elas em prática agora mesmo!

1. Tenha um objetivo

Um relatório só pode ser realizado se houver um objetivo por detrás do projeto relatado. Afinal, ninguém irá documentar informações, observar e coletar dados se não existir uma real razão para essa pesquisa.

O objetivo pode ser um só ou vários. Por exemplo:Identificar os sinais apresentados pela contaminação cruzada em pessoas celíacas“, ou ainda “Descobrir o melhor método para ampliação da energia solar; descobrir formas de levar energia solar para comunidades carentes; detalhar opções de energia limpa que podem ser exploradas“.

2. Anote todos os dados do projeto

Tudo que for observado ao longo do projeto deve ser anotado, mesmo que a informação ou dado pareça não ter grande relevância. Ao final do projeto, os dados servirão como parâmetros para uma boa análise dos fatos.

3. Conclua o projeto

Não tente começar um relatório sem ter concluído o projeto. A conclusão do projeto é fundamental para iniciar as análises e comparações entre os resultados das atividades exercidas ao longo do projeto.

4. Escreva o relatório

Após ter analisado todas as informações e dados coletados, é hora de começar a colocar tudo isso no papel. Quando seu projeto já estiver finalizado, comece a incluir as informações seguindo a estrutura necessária para um bom relatório.

Considere que a sua instituição de ensino poderá exigir uma estrutura diferente para a elaboração do seu relatório. Fique atento a esses detalhes e faça seu relatório com base nas exigências da sua instituição.

Agora se a instituição não exige nenhuma estrutura em específico, considere o padrão que ensinamos anteriormente. Ele é válido e aceito pela maioria das instituições, principalmente para relatórios científicos.

5. Revise seu relatório

Depois de terminar toda a escrita do relatório, você deverá dedicar um tempo só para a revisão. De preferência, faça a revisão um dia depois de elaborar o conteúdo, pois, dessa forma conseguirá compreender melhor tudo que foi escrito por você.

O ideal é que você revise mais de uma vez e considere em sua revisão aspectos como ortografia, gramática, dados informados, formatação, entre outros. O relatório deve apresentar começo, meio e fim.

Ao fazer a revisão, tenha também o cuidado de tornar a leitura objetiva e menos cansativa possível. Leia cada frase mais de uma vez e veja se ela informa tudo que o leitor precisa saber de forma objetiva e clara.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário