Participar de um projeto de pesquisa acadêmico tem inúmeras vantagens, até mesmo relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso. Confira os principais benefícios!
Você acabou de entrar na Universidade, tudo é novo e os trabalhos parecem assustadores, principalmente o temido TCC, que a cada semestre fica mais próximo. Nesse momento você ouve falar do projeto de iniciação científica e fica em dúvida: participar ou não?
Muitos graduandos não entendem como funciona uma Iniciação Científica e acabam enxergando essa importante iniciativa como algo que vai “sobrecarregar” ou onerar ainda mais a vida do estudante universitário.
Mas não é nada disso, além de proporcionar muitos conhecimentos fundamentais não só para a faculdade, mas para toda a carreira profissional, a Iniciação Científica pode facilitar o processo de produção do trabalho de conclusão de curso.
Pesquisa Quantitativa, Pesquisa Qualitativa, Metodologia, Introdução, Objetivos. Todos esses tópicos podem ser uma surpresa e complicar a vida do aluno durante o projeto final da faculdade, são velhos conhecidos de quem participou, anteriormente, de um projeto de pesquisa.
Abaixo, entenda quais, exatamente, são as vantagens da iniciação científica para a sua carreira e para a elaboração do seu TCC.
*Vídeo A importância da Iniciação Científica por Em Diálogo
1. Bagagem
O estudante que opta por fazer uma iniciação científica acaba tendo contato com conhecimentos, teorias, autores e estudos que, durante o período normal da faculdade provavelmente não teria.
No início do projeto de pesquisa acadêmico, o universitário deve ter em mente um tema no qual vai estudar e se aprofundar. Em seguida, deve ler e conhecer as teorias, pesquisas e experimentos já existentes sobre esse tema, para só depois iniciar os trabalhos.
A bagagem teórica do estudante, durante o processo de iniciação científica, é consideravelmente ampliada e o conteúdo adquirido, certamente, será muito bem aproveitado na realização do trabalho de conclusão de curso, principalmente quanto à revisão bibliográfica e a delimitação do tema de estudo do TCC.
Fazer iniciação científica é acumular bagagem de conhecimento para quando chegar o momento de fazer o projeto final de graduação.
2. Senso Crítico
O senso crítico é um atributo muito necessário durante a realização do projeto de conclusão de curso e que só pode ser trabalhado na prática, através de discussões, brainstorm e debates.
Uma das vantagens da iniciação científica é justamente propiciar um ambiente provocador, em que o senso crítico é lapidado e o questionamento é incentivado.
Nem sempre o estudante em fase de TCC deve aceitar exatamente tudo que o orientador falar. Ter bagagem e senso crítico significa também ter experiência para discordar, quando necessário.
Em uma banca, por exemplo, o senso crítico, capacidade de argumentação e raciocínio rápido e lógico são fundamentais para conseguir defender seu projeto.
Todas essas características são sumariamente trabalhadas, já que é na conversa e discussão de ideias, como funciona uma iniciação científica.
3. Senso Metodológico
Como fazer a metodologia do TCC é uma das perguntas que os graduando mais fazem quando chega o momento tão temido de produção.
Metodologia é, nada mais, que os procedimentos necessários para alcançar os objetivos definidos logo no início do trabalho. Envolve saber o tipo de pesquisa, a abordagem e como coletar os dados.
O estudante que fez iniciação científica antes do trabalho de conclusão de curso já está familiarizado com as metodologias e com certeza, não terá dificuldades para definir a mais adequada ao projeto.
Por outro lado, o aluno que nunca ouviu falar desses termos terá dificuldades e o caminho será mais custoso.
4. Reaproveitamento da pesquisa científica no TCC
Não é incomum que alguns estudantes reaproveitem grande parte ou até totalmente a pesquisa produzida no trabalho de conclusão de curso.
Com uma investigação já bem estruturada, basta fazer pequenos ajustes para que o projeto de iniciação científica se torne, de fato, um TCC. Dessa forma, o tempo investido na Iniciação é reaproveitado.
Imagine ter o TCC pronto antes mesmo do início do último ano? Essa é uma das vantagens da iniciação científica. Pergunte ao coordenador do seu curso sobre essa possibilidade.
5. Prosseguimento da pesquisa científica no TCC
Além do reaproveitamento total, muitos estudantes optam por dar continuidade à pesquisa feita durante a iniciação científica.
Já com um tema bem delimitado, senso crítico e metodológico, fica muito mais fácil seguir a linha de investigação.
Chegar ao final da graduação com 2 pesquisas científicas, de uma mesma área do conhecimento, sendo uma a continuidade da outra é, sem dúvidas, um grande feito que pode alavancar sua carreira e facilitar sua entrada em outros níveis da formação acadêmica.
Segundo estudos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTIC, o aluno que participa de iniciação científica e tem bolsa, possui 2,2 vezes mais chances de entrar em uma pós-graduação.
6. Networking com profissionais e pesquisadores
Networking é a rede de contatos importantes com outros profissionais da área que todo graduando deve tentar fazer. O aluno da iniciação científica, em comparação ao aluno que optou por não participar, está à frente nesse quesito.
Fazer iniciação científica também é fazer contatos e ter a oportunidade de trabalhar junto a ótimos pesquisadores, professores e especialistas, que podem te abrir as portas e te ajudar durante toda a sua carreira.
Compartilhar ideias, oportunidades e críticas com os melhores do ramo, são só algumas das vantagens da iniciação científica.
7. Bolsa de Estudos
Como incentivo à entrada de estudantes universitários no mundo acadêmico, instituições, como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), oferecem bolsas de estudos para que o graduando possa se dedicar 100% à vida acadêmica.
É uma ótima oportunidade não só para quem pretende seguir na área de pesquisa científica, mas para quem realmente quer aproveitar todas as experiências, em relação a conhecimento, que a faculdade pode oferecer.
8. Diferencial no mercado de trabalho
Se você chegou até aqui já sabe como funciona uma iniciação científica e como ela pode te ajudar a concluir seu TCC.
Mas, fora do âmbito da faculdade, ter participado de um projeto de pesquisa acadêmico pode dar um grande destaque para o seu currículo.
Possuir artigos científicos e demais produções publicadas em seu nome demonstra interesse e, principalmente, potencial.
Tudo isso aliado a um ótimo trabalho de conclusão de curso se torna um elemento que te distinguirá dos demais no mercado profissional, que está cada vez mais competitivo.
Encontre mais dicas
Ingressar em um projeto de iniciação científica é muito importante, mas não é o único jeito de adquirir conhecimento sobre os processos de produção de um TCC. No nosso site você encontra detalhes para não passar aperto na reta final da faculdade!