Ao elaborar um projeto acadêmico todo estudante deve ter em mente as diversas regras vigentes para formatação e estruturação do trabalho. Geralmente, as instituições solicitam as Normas ABNT como padrão para esse tipo de elaboração. Nesse caso, é preciso conhecer as normas que compõem todo esse regime, como é o caso da NBR 6022.
Atualizada recentemente, a norma NBR 6022 possui diversas características que foram alteradas. Por isso, é fundamental que você se mantenha atualizado em relação a essa norma. Sendo assim, confira a seguir todas as nossas dicas de como usar a NBR 6022 e todas as alterações que ocorreram com a nova atualização.
O que é NBR 6022?
A NBR 6022 é uma das normas que compõem todo o conjunto de regras instituídas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Através das Normas ABNT, estudantes de todas as universidades do país podem elaborar trabalhos acadêmicos de forma padronizada, respeitando formatações para citações, capa, sumário, elaboração do conteúdo, referências bibliográficas, dentre tantos outros itens que são previstos pela ABNT.
No caso da norma NBR 6022, ela é responsável pelas especificações da formatação e estruturação dos artigos científicos. Esse tipo de trabalho acadêmico é composto por relatos de experimentos ou por textos com diversas referências relevantes para a área que está sendo estudada. Nesse caso, o grande destaque desse projeto acadêmico é informar aos estudiosos da área que determinado assunto está sendo estudado.
- NBR 6022 completa em PDF: https://projetoacademico.com.br/wp-content/uploads/2019/07/NBR-6022-atualizada-2018.pdf
Para que serve a NBR 6022?
Como já mencionamos, a NBR 6022 é a norma técnica utilizada pela ABNT para especificar as características de publicação de um artigo científico. A criação dessa norma ocorreu em 1974, tendo sido alterada várias vezes depois nos anos de 1986, 1994, 2003 e em 2018, que foi a alteração mais recente da norma. Durante todo esse processo, a norma foi atualizada com características que se adaptam a diferentes necessidades.
A alteração mais recente teve como objetivo mudar o padrão de publicação dos artigos científicos para que eles pudessem se adaptar as novas plataformas de distribuição desse tipo de conteúdo. Nesse caso, as alterações não foram tão grandes, mas devem ser levadas em conta para a formatação do seu artigo científico.
Nesse caso, podemos apenas resumir que a norma NBR 6022 é a regra principal para quem está escrevendo um artigo científico, pois é através dessa norma que o estudante poderá formatar e estruturar todo o trabalho.
Como usar NBR 6022?
Agora que já falamos detalhes sobre essa norma, podemos seguir com as regras que você deverá utilizar para a elaboração do seu artigo científico. Nesse caso, criamos uma lista completa com os principais pontos alterados pela nova atualização e os itens indispensáveis na formatação do seu artigo científico. Acompanhe todas essas dicas a seguir:
*Vídeo do Professor Matheus Passos1. Título do artigo científico
De acordo com a nova atualização, o título e subtítulo (se houver) precisam aparecer em destaque na página de abertura do artigo, devendo ser diferenciados tipograficamente ou ainda apresentarem dois pontos para separação dos dois elementos.
Esses elementos deverão ainda aparecer no mesmo idioma do texto. Há a opção de acrescentar o título e subtítulo em outro idioma, nesse caso, é necessário introduzir esses dois elementos no idioma do texto primeiramente.
2. Autor
A forma como o nome do autor é citado no artigo científico também foi alterada com a atualização de 2018. Agora, a ABNT determina que o prenome e sobrenome apareçam de forma direta. No caso do prenome, o autor pode optar por abreviar o primeiro nome se quiser.
No caso de mais autores, é necessário grafar os nomes na mesma linha separando eles por vírgula ou ainda colocando os nomes em linhas diferentes. Quando há mais de um autor, é preciso apresentar um currículo para cada autor, onde deverá ser informado vinculação corporativa e o endereço para contato.
3. Datas da submissão e aprovação do projeto
Essa é uma determinação recente, pois em nenhuma edição da NBR 6022 a ABNT tinha solicitado as datas da submissão e aprovação do artigo científico. Sendo assim, agora os estudantes precisam informar o dia, mês e ano em que o artigo científico foi submetido e aprovado para a publicação.
4. Elementos textuais
Em relação ao conteúdo do artigo científico em si, houve algumas alterações que mudaram significativamente a estrutura desse projeto acadêmico. Para publicar um artigo científico, ele precisa apresentar introdução, desenvolvimento e considerações finais.
Antes da alteração, as considerações finais eram chamadas de conclusão. O novo termo trouxe ainda outra aplicação prática para o artigo científico, que deve esclarecer no final os objetivos ou hipóteses que motivou a elaboração do trabalho acadêmico.
5. Elementos pós-textuais
Tudo que vem após o conteúdo principal é chamado de elemento pós-textual. Considerando a norma NBR 6022, a ABNT determina que alguns elementos pós-textuais sejam considerados pré-textuais, ou seja, devem aparecer antes do conteúdo principal. Essa alteração fez com que o título em outro idioma, resumo em outro idioma e a palavra-chave em outro idioma sejam mencionados antes do próprio texto. Lembrando que esses elementos são opcionais, sendo assim, não é necessário acrescentá-los caso você não queira.
6. Formatações em geral
Outro ponto alterado com a atualização da NBR 6022 é em relação a formatação de diversos itens do artigo científico. Esse tipo de alteração muda bastante aspectos das citações, seções, formato, notas, tabelas e ilustrações.
Em relação ao formato, é recomendado que o estudante utilize tamanho 12 para a fonte com espaçamento simples em todo o conteúdo do artigo. Só no caso das citações com mais de três linhas, notas, paginação, fontes de ilustrações e legendas, o tamanho da fonte deve ser menor do que o restante do conteúdo.
Todas as demais formatações seguem os padrões instituídos pelas demais normas conforme orienta a ABNT. Sendo assim, para saber como colocar citações, seções, tabelas, ilustrações, legendas, dentre tantos outros elementos que precisam ser formatados, você deverá consultar a norma ABNT vigente para cada modalidade. Sendo assim, coloque em prática todas as informações que mencionamos para criar o seu artigo científico padronizado de acordo com as Normas ABNT.
De acordo com a atualização quantas páginas tem quê ter o TCC