Início » Partes do TCC » Problematização TCC (ABNT): entenda como funciona, exemplos e dicas

Problematização TCC (ABNT): entenda como funciona, exemplos e dicas

Definir a problematização do seu TCC não precisa necessariamente ser complicado ao fazer uma pesquisa acadêmica. Descubra como escrever o problema do TCC de acordo com as normas ABNT para trabalhos acadêmicos.

Definir a problematização do TCC é um dos pontos mais importantes dos trabalhos acadêmicos, ele é o ponto de partida da pesquisa, a dúvida inicial que indicará o caminho da sua escrita. Escrever o problema do TCC pode parecer uma tarefa extremamente complicada ao primeiro contato, mas com nosso artigo você verá que não é algo tão preocupante assim.

Como definir a Problematização do TCC?

Ao definir a problematização, você precisará usar a escrita acadêmica formal, numa linguagem objetiva e com muita exatidão e clareza.

Escrever o problema do TCC de forma bem elaborada, em palavreado conciso e bem delineado pode facilitar e muito a construção das hipóteses, que nada mais são que as possíveis respostas e/ou soluções para o problema apresentado. Veja mais sobre a elaboração das hipóteses em nosso ARTIGO.

Ao escrever a problematização segundo as normas ABNT para trabalhos acadêmicos esta deve de preferência ser apresentada em forma de interrogação, pois facilita a busca por respostas a este questionamento.

exemplo de problematização no TCC
Exemplo de problematização

Caminhos para definir a problematização do TCC

Antes de escrever o problema do TCC da sua pesquisa, você deve fazer os seguintes questionamentos:

  • Minha pesquisa é viável?
  • Minha pesquisa trará alguma novidade para o meio acadêmico?
  • Minha pesquisa é de caráter relevante?
  • Minha pesquisa pode ser executada?
  • Minha pesquisa oferece oportunidades?

Respondendo aos questionamentos acima você terá maior facilidade em definir a problematização do TCC.

Estes questionamentos auxiliam a refinar a pesquisa, delimitando-a de maneira a facilitar o estudo, a seleção de bibliografias e as decisões acerca da temática do trabalho.

A função da problematização do TCC

Escrever o problema do TCC é uma questão que precisa ser bem pensada.

Em geral, muitos acadêmicos costumam subestimar a função do problema, pensando erroneamente que o que fundamenta o TCC é o tema escolhido.

Na verdade o problema é o que define e norteia seu trabalho e a  busca pela resposta deste problema.

Muitas vezes esta parte do TCC faz muitos acadêmicos perderem noites e noites de sono, por ser algo muito específico e que delineará os contornos de toda a pesquisa.

Definir a problematização do TCC é a questão central e mais importante que o trabalho irá dar resposta. É o objetivo primordial a sua pesquisa.

Sem escrever o problema do TCC ele basicamente não existe, ou mesmo torna-se impraticável.

Em outras palavras, é o ponto de partida para estruturar o conteúdo do seu trabalho, é encontrar a pergunta cuja solução é a escrita do trabalho de conclusão.

Escrever o problema do TCC é a base para elaboração das hipóteses e também para delinear os objetivos gerais e os objetivos específicos que nortearão a pesquisa do seu trabalho.

*Vídeo da Windyz Ferreira

Como definir a problematização?

Você já percebeu a importância da problematização nos trabalhos acadêmicos, certo?

Para lhe auxiliar a escrever o problema do TCC siga os passos abaixo que será rápido e fácil:

  • Encontre a razão central da sua pesquisa: pense no tema que você escolheu e dentro da temática encontre um aspecto que mereça ser investigado a fundo, que traga algo inovador digno de pesquisa, pois o problema de pesquisa é sempre uma derivação do tema escolhido.
  • Foque no questionamento da pesquisa: Crie uma lista de perguntas sobre o tema que você escolheu e que despertem a curiosidade de quem lê. É através desses questionamentos que você chegará ao problema do trabalho, portanto seja o mais específico possível, evitando deixar vãos de conteúdo que possam fazer a banca questionar e exigir maiores informações, prejudicando seu trabalho. Também não elabore problemas que não pretenda resolver ao construir seu texto.
  • Contextualize seu problema: Sempre coloque o problema em um contexto coerente, nunca deixando as perguntas soltas e sem sentido. Busque sempre contextualizar sua problemática, delimitando os termos de acordo com o tempo, espaço e a referida área do conhecimento.
  • Seja sucinto e objetivo: Deixe na seção da justificativa para mostrar ao leitor a importância do seu tema e se este é viável ou não. Ao escrever o problema evite textos longos, tenha foco na escrita e seja objetivo ao discorrer, assim a problematização que você vai definir deverá ser clara e perfeitamente entendível. Use sempre a escrita acadêmica formal.
  • Use tom reflexivo no discurso: Ao formular o problema use um tom investigativo e reflexivo, criando um texto que ative no leitor a ideia de que você quer encontrar a solução para o problema do seu trabalho.
  • Escolha um problema que tenha solução: Não crie um problema cuja resolução seja dificílima ou mesmo impossível. Tenha em mente também que a ciência, por definição é mutável, portanto, um mesmo problema pode ser resolvido de diferentes formas, por isso seu problema, com certeza não será o primeiro e tampouco o último.
  • Tenhas dados precisos: Você precisará confirmar se seu problema tem uma solução, então escolha um que possibilite estudos, leituras e tabulação de dados.
  • Use e abuse das referências teóricas: Quanto mais você dominar o assunto escolhido, maior será a consistência de seu tema e também da problemática da pesquisa.
  • Tire as dúvidas com seu orientador: O professor-orientador deve ser seu guia na elaboração de cada passo do seu trabalho. Portanto, sempre que tiver dúvidas não hesite em recorrer a ele, pois sua experiência em pesquisas acadêmicas e trabalhos de conclusão de curso anteriores ao seu facilitará a visão em detectar se o problema elaborado tem sentido e solução plausível ou não.
  • Refine as perguntas: As perguntas devem ter respostas plausíveis e coerentes, e/ ou soluções viáveis. Porém, você verá que ao longo do trabalho algumas questões não lhe ajudarão a resolver a problematização criada, mas isto é absolutamente normal e não influenciará em sua nota.

E agora? Ao terminar essa leitura não ficou muito mais fácil definir a problematização do TCC?

Se você quiser mais dicas de como elaborar seu TCC, temas e outros assuntos, acesse já o Projeto Acadêmico.

Lá você poderá redigir seus trabalhos acadêmicos sem stress e preocupações!

 
Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento

Contenu Produção Criativa

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

1 comentário em “Problematização TCC (ABNT): entenda como funciona, exemplos e dicas”

Deixe um comentário