O trabalho de conclusão de curso é um dos processos mais preocupantes para quem é estudante e deseja terminar um curso de graduação. Isso porque esse trabalho envolve diversos elementos que devem ser pensados pelo estudante, como as regras de formatação, citação, referências bibliográficas, dentre tantos outros itens envolvidos na elaboração do TCC. Pré Projeto TCC: modelo pronto, sugestões e dicas de elaboração
Se você está planejando seu TCC, mas não sabe como colocar entrevista no trabalho, confira este post até o final e aprenda todos os detalhes de como fazer isso. Além disso, daremos várias dicas para você fazer uma entrevista completamente sua para incluir em seu TCC.
Como citar uma entrevista em TCC
Se você está utilizando dados de uma entrevista feita por outro autor, é importante citar esse conteúdo em seu trabalho dentro dos critérios exigidos pelas Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Nesse caso, a entrevista não é de autoria do estudante, trata-se apenas de uma citação e referência a dados obtidos por um outro autor.
Esse tipo de citação deve ser feita sempre que há a necessidade de mencionar uma entrevista. Mais importante do que ter dados comprovados por uma outra pessoa, o seu trabalho deve ter coerência para esse tipo de menção. Isso porque dependendo do que é mencionado em um trabalho acadêmico e do jeito que essa citação aparece, o estudante acaba se contradizendo ou mesmo concordando com a opinião de quem está sendo mencionado no TCC.
Se a entrevista que você escolheu for complementar sua argumentação sobre determinado assunto, você deverá inclui-la através das seguintes etapas:
Identifique a fonte e o método
A fonte da entrevista é uma das menções mais importante para a elaboração do seu trabalho. Nesse caso, a menção deve aparecer nas referências bibliográficas do seu trabalho e no corpo do texto para que o leitor possa se localizar em relação ao que está sendo mencionado.
Ao identificar a fonte da entrevista, também é importante destacar o método utilizado para a realização, que pode ser via e-mail, pessoalmente, entre tantas outras formas. Outra informação importante sobre esse tipo de conteúdo é a data em que a entrevista foi realizada.
No caso de entrevistas realizadas por canais de comunicação, é importante também mencionar informações como: nome do entrevistado, fonte, canal, entrevistador, programa, título da entrevista, entre outros aspectos que relacionam esse trabalho ao autor. Nesse caso, também é necessário incluir a data em que a entrevista foi feita, assim como a data em que você acessou o material para a elaboração do seu TCC.
Essa primeira etapa vale principalmente para as referências bibliográficas, que deve conter uma gama maior de informações sobre as menções que aparecem no corpo do texto. Por isso, não deixe de mencionar o nome do autor principalmente, pois é um grande erro não dar os devidos méritos para quem fez a entrevista.
Inclua os dados no corpo do texto
Para citar uma entrevista ao longo do texto, é importante tomar alguns cuidados em relação a estrutura do seu trabalho. No entanto, não há muitas regras para citar uma entrevista, você só precisará seguir o mesmo padrão utilizado para as demais citações do TCC, que variam entre direta e indireta.
Na citação direta você deverá enfatizar principalmente a fala do entrevistado em relação ao que está sendo discutido. A fala transcrita do entrevistado deve aparecer sempre entre aspas para sinalizar que é uma opinião de terceiro. Em seguida, é necessário indicar a fonte entre parênteses colocando o nome do autor da entrevista. Já no caso das citações indiretas, o estudante precisa sintetizar com suas palavras a fala do entrevistado, indicando as informações da fonte entre parênteses.
Lembrando ainda que a ABNT estabelece que citações diretas que possuem mais de três linhas precisam ser destacadas no corpo do texto através de um recuo de 4 cm contados a partir da margem esquerda do trabalho. A citação ainda deve apresentar letra menor do que o restante do texto sem a utilização de aspas. Por fim, a fonte é sempre mencionada ao final da citação.
Como fazer entrevista para TCC
Citar uma entrevista no TCC deixa o conteúdo mais rico e argumentativo. No entanto, quando a entrevista é elaborada pelo próprio estudante isso torna o trabalho ainda mais valorizado, pois trata-se de um empenho próprio em prol da discussão de determinado assunto. Por isso, se você está pensando em fazer uma entrevista para incluir os dados no TCC, veja a seguir todas as dicas que preparamos para você:
*Fonte Glauber Santiago1. Identifique os objetivos da entrevista
A primeira coisa que você deve estabelecer são os objetivos de sua entrevista. O que você deseja saber com esse tipo de pesquisa? Quais são as informações que já existem sobre o tópico que você abordará? Responda ainda quais são as questões em torno da sua pesquisa e como uma entrevista poderá ajudar a respondê-las.
2. Identifique o público-alvo
Nesse momento, você deverá reunir informações sobre quem será entrevistado. Considere várias características do seu público-alvo para compreender como o entrevistado vive, se comporta e pensa sobre determinado assunto. Ainda neste momento, você deverá fazer suposições do que você pode fazer sobre o assunto, incluindo abordagens que aumentem a sua taxa de resposta e termos que auxiliam na discussão do assunto.
3. Projete um plano de amostragem
Definir a quantidade de pessoas que serão entrevistadas em sua pesquisa é fundamental para que seus dados tenham um bom embasamento. Dependendo do assunto abordado, contar com apenas um entrevistado já é o suficiente para ter dados argumentativos em seu TCC. Mas isso é bastante relativo, pois dependendo do assunto é necessário fazer cálculos e obter um número de amostragem mais exato.
Além do número de amostragem, você deve se preocupar principalmente sobre a relevância do entrevistado diante do assunto abordado. Nesse caso, procure por pessoas que sejam referências e representem o assunto que está em discussão. Por exemplo, se você está argumentando sobre doenças cardíacas, procure por profissionais que atuam na área como cardiologistas, enfermeiros, médicos, e até mesmo pacientes e parentes de pacientes que passaram por problemas cardíacos.