Início » Acadêmico » Relatório de Estágio: veja como fazer, modelo pronto, ABNT e dicas

Relatório de Estágio: veja como fazer, modelo pronto, ABNT e dicas

De uma forma bastante direta, um relatório na área acadêmica tem como objetivo apontar como está sendo a experiência em um trabalho feito pelo estudante. Geralmente, o relatório é de praxe na entrega do estágio, onde um estudante relata em detalhes como foi sua experiência em sua área junto aos profissionais formados. Essa experiência pode ocorrer em uma empresa, em um colégio, em um hospital, em qualquer área da indústria. Esse, portanto, é um dos principais requisitos de um estágio, algo equivalente a um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

A questão é que, assim como o TCC, muitos alunos ainda se perguntam o que fazer e como fazer quando o assunto é um relatório de estágio. Sabendo que esse relatório faz parte do âmbito acadêmico, o aluno deve estar ciente de quais regras e normas técnicas deverão constituir este relatório. Não é só sair escrevendo e entregar para a instituição. O aluno deve prezar pela capa, pelo sumário, folha de rosto, conteúdo, tudo formatado com ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além de outros itens importantes e padronizados.

Neste post, vamos falar mais sobre tudo isso e explicar como um relatório de estágio deve ser entregue. Veja como fazer, o que não pode faltar, o estilo da escrita, normas ABNT mais importantes, além de muitas dicas que irão fazer a diferença na hora de você fazer o seu relatório.

O que é um relatório de estágio?

Um relatório de estágio é um modelo de documento que tem como principal objetivo fazer com que um aluno de um curso técnico ou superior, relate todos os resultados obtidos em um processo investigativo de pesquisa acadêmica. O aluno fica na responsabilidade de apresentar os resultados de sua experiência prática e toda a observação relevante levantada, apresentando isso a instituição de ensino de forma técnica e científica por meio do relatório de estágio.

Esse é um dos principais requisitos na formação de estudantes de grau técnico e superior. Existem instituições de ensino que cobram o estágio com relatório, outras cobram o TCC e algumas cobram os dois dos alunos. Essa regra varia de instituição para instituição. Quando o estágio é cobrado do aluno, um conjunto de parâmetros e normas técnicas com padrões pré-definidos entram em jogo, e neste ponto a maioria das instituições de ensino no Brasil trabalham de forma semelhante.

Desta forma, o que você irá ver nos próximos tópicos irá condizer com as exigências cobradas por sua instituição. É aconselhado que você questione sua instituição de ensino quanto as diferenças diante do estilo e norma técnica utilizada. Pode ser que a norma exigida não seja ABNT.

*Fonte: Fátima Beraldo

Como fazer um relatório de estágio?

Sabendo que o relatório de estágio conta com várias estruturas fundamentais para a sua elaboração, antes de mostrarmos como fazer um relatório de estágio, vamos mostrar quais são essas estruturas logo a seguir:

Normas ABNT

Sabendo que são essas estruturas básicas de um relatório de estágio, é importante que você compreenda na íntegra cada uma delas. Você deve saber o que é um folha de rosto, como fazer uma capa, desenvolver o conteúdo onde estará relatado toda sua experiência obtida nas horas de estágio, como fazer um sumário, além dos outros pontos citados para elaborar um relatório de estágio.

Controle de estágio

Além de dominar toda a estrutura citada logo acima, o aluno também deve saber se organizar quanto ao que vai sendo observado nos dias de estágio. Muitas instituições exigem do aluno um “controle de estágio” que anda de forma paralela ao relatório oficial que só será entregue no final do estágio. Ou seja, o controle de estágio deve ser escrito a mão, assinado pelo responsável pela parte prática e apresentado ao responsável pelo estágio dentro da instituição de ensino onde são ministradas as aulas.

O controle de estágio serve para que o aluno mantenha anotado e formalizado tudo que está acontecendo no seu estágio, servindo como uma prévia do que será o relatório final. Bom, agora que você já sabe da estrutura que irá focar (ABNT) e sobre o controle de estágio, chegou a hora de pôr a “mão na massa” e começar a escrever o seu relatório de estágio.

Introdução

A introdução é a chamada para todo o restante do conteúdo, incluindo a conclusão no final do relatório. O relatório deve conter começo, meio e fim, com uma conclusão sobre a experiência adquirida pelo estudante. Essa estrutura é dissertativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Já na introdução, os aspectos do que será demonstrado ao decorrer da experiência adquirida deve ser contextualizado com o restante do material que será redigido.

Descrição das atividades

Ao descrever durante todo o desenvolvimento do trabalho suas experiências diante das atividades experimentadas ao decorrer de todo o estágio, sustente todo a estrutura com começo, meio e fim e se apoie no controle de estágio e em todas suas anotações ao longo desta experiência. Uma importante dica, é o estudante fazer várias anotações ao decorrer do estágio, anotações escritas, em áudio, com backup em pasta online e hardware, tudo para não correr o risco de ficar sem suas anotações devido alguma circunstância infeliz.

Conclusão

Na conclusão do relatório, o aluno deve fazer um resumo do que foi apresentado até aquele momento, falar sobre o que ele considerou sobre o estágio e apresentar tudo isso de forma conclusiva, mostrando que o trabalho está em fase de encerramento.

Modelos e exemplos prontos para você se basear

capa abnt relatório de estágio
contra capa relatório de estágio
folha de rosto relatório de estágio
introdução relatório de estágio
exemplo de relatório de estágio
modelo relatório de estágio pronto
desenvolvimento e conclusão relatório de estágio
conclusão de relatório de estágio

O que não pode faltar em um relatório de estágio?

É fundamental em um relatório de estágio, que a organização dissertativa no relato apresentado pelo aluno seja respeitada. O aluno se apresentou para o estágio, conheceu o responsável pela parte prática, conheceu outros estudantes estagiários, teve contato com outros profissionais, aprendeu na prática técnicas vista em sala de aula, tirou dúvidas, esclareceu fatos, e experimentou tudo que foi lhe proporcionado no estágio.

Organizar tudo isso em um esboço durante as anotações e demonstrar o seu relato, suas experiências, de forma original seguindo a estrutura dissertativa, é o que não pode faltar em um relatório de estágio.

Estilo de escrita

O relatório de estágio segue normas técnicas padronizadas para apresentação de trabalhos no âmbito acadêmico e científico. Sabendo disso, não lhe restam alternativas a não seguir um estilo de escrita formal, respeitando as normas da língua portuguesa, seguindo a formatação ABNT, mas faça tudo isso sem deixar de ser original. Não utilize gírias e nem palavras chulas ou de baixo calão, porém, seja simples e não tente complicar com palavras extremamente cultas se o seu estilo de escrita não é assim. Ao contrário do que é exigido em uma monografia, em um relatório de estágio, o estudante pode se colocar em primeira pessoa do singular ao apresentar o trabalho. Isso torna as coisas mais originais possíveis. Portanto, traga o máximo de detalhes de sua experiência sem deixar o seu estilo de escrita de lado.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário