Início » ABNT » ABNT NBR 10520 Atualizada: arquivo em PDF e como usar no TCC

ABNT NBR 10520 Atualizada: arquivo em PDF e como usar no TCC

Fazer um trabalho acadêmico vai muito além de pesquisar e escrever um conteúdo totalmente novo com argumentos convincentes. Para fazer um trabalho padronizado e dentro dos requisitos solicitados pela instituição de ensino é preciso conhecer as normas técnicas vigentes para a elaboração do mesmo.

A NBR 10520 é um exemplo de norma exigida para a inclusão de citações em um trabalho acadêmico. Se você ainda não conhece essa norma, acompanhe este post até o final para descobrir como incluir citações em seu trabalho com base nessa norma ABNT.

capa NBR 10520

O que é NBR 10520?

A NBR 10520 é um tipo de código que identifica as normas que devem ser utilizadas para incluir citações em um trabalho. Independente se é uma monografia, TCC, artigo científico, tese ou dissertação, se o trabalho for feito com base nas Normas ABNT, então é necessário utilizar as regras da NBR 10520 para incluir citações.

As Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são um conjunto de regras que devem ser seguidas pelos estudantes para a formatação e estruturação de um trabalho acadêmico. A associação determina essas regras para que haja um padrão na forma como esses trabalhos são elaborados. Se não houvesse nenhuma regra, os trabalhos seriam sem padronização e difíceis de serem compreendidos. Veja como fazer seu TCC de forma correta e tirar a nota máxima

Quando as normas são seguidas, o trabalho passa a ter começo, meio e fim, tanto na estrutura quanto na formatação. Quem já conhece as normas consegue identificar todos os itens de um trabalho acadêmico facilmente apenas reconhecendo os padrões da formatação. Por isso, é fundamental que os trabalhos sejam baseados em alguma norma.

Aqui no Brasil, o mais comum são os trabalhos baseados nas Normas ABNT. Mas existem uma série de outras normas utilizadas no mundo inteiro. Dependendo da instituição de ensino brasileira, é possível encontrar outras normas como a Vancouver para a elaboração de um trabalho acadêmico.

No caso da norma NBR 10520, ela trata exclusivamente da formatação empregada pela ABNT. Por isso, se o seu trabalho acadêmico envolve a formatação dessas normas técnicas é imprescindível que você conheça mais detalhes de como utilizar a NBR 10520.

Como usar a NBR 10520?

Lembra que mencionamos que essa norma é utilizada apenas nos casos de citações? Sendo assim, para você utilizar a NBR 10520 você precisará ter primeiramente uma situação como essa. A maioria dos trabalhos acadêmicos possui citações, pois elas dão embasamento e tornam os argumentos do estudante mais legítimos.

Por isso, você não deve abrir mão desse recurso, uma vez que ele proporciona diversos aspectos positivos para o seu projeto. Nesse caso, quando for incluir qualquer citação você deverá utilizar a NBR 10520 como referência para a formatação e estruturação do conteúdo mencionado.

Para fazer isso, você precisa saber que há três formas diferentes de citar algo, sendo elas: citação direta, citação indireta e citação da citação. Essas três formas possuem características diferentes que definem a forma como elas devem ser incluídas no trabalho. Sendo assim, veja um resumo sobre cada uma delas:

  • Citação direta é quando você “copia” um trecho da obra original e introduz entre aspas em seu trabalho. Logo em seguida é mencionado informações sobre o conteúdo, como nome do autor, ano de publicação, entre outros itens que podem variar dependendo da citação.
  • Citação indireta é quando você parafraseia algo que foi dito ou escrito por outra pessoa em seu conteúdo, dando os devidos créditos como na citação anterior.
  • Citação de citação é quando você menciona uma obra, dado estatístico, pesquisa ou qualquer outro material que foi mencionado por outra pessoa, sendo que a obra original não foi acessada por você. Nesse caso, a citação é chamada de apud que quer dizer “citado por“.

Agora que já sabemos quais são os tipos de citações que existem, vamos a alguns exemplos de como mencionar uma obra considerando essas três variedades de citações e as Normas ABNT segundo NBR 10520:

Como fazer citação direta

Essa é a modalidade mais simples de citar alguém, pois você só precisará copiar a frase que deseja mencionar em seu trabalho acadêmico. Nesse caso, vamos a um exemplo prático da citação direta curta:

“Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARA; BONNIN, 1985, p. 72).

No exemplo de citação direta podemos observar que trata-se de uma frase curta, por isso, não há grandes formatações para essa citação. Apenas o nome da autora, ano de publicação e página da obra são mencionados ao final da frase citada. Veja agora um exemplo de citação direta longa:

Tipos comuns de teleconferência incluem o uso de televisão, telefone e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p. 181).

Como você pode observar, nesse segundo exemplo há um recuo de 4 cm no alinhamento do texto, assim como uma fonte menor para dar destaque à frase. Além disso, não é utilizado aspas e nem mesmo o primeiro nome do autor.

Como fazer citação indireta

Já no caso da citação indireta, você precisará parafrasear o conteúdo que será citado em seu trabalho. O nome do autor e o ano de publicação também aparecem nessa modalidade de citação, apenas as aspas e a formatação característica da citação direta ficam de fora desse exemplo. Veja a seguir como fazer citação indireta:

De acordo com Morais (1955) há presença de concreções de bauxita no Rio Cricon.

Há presença de concreções de bauxita no Rio Cricon (MORAIS, 1955).

Esse tipo de citação pode ser feita no início e ao final da frase. Independente de onde ela é incluída, é necessário incluir o sobrenome do autor e o ano de publicação como nos exemplos que mencionamos anteriormente.

Como fazer citação da citação

Outra forma de mencionar uma obra, pesquisa ou autor é através da citação da citação. Essa modalidade só é utilizada quando você não tem acesso a obra original e, por isso, precisa mencionar o autor que fez a citação dessa obra. Nesse caso, a citação é feita da seguinte forma:

Há necessidade de desenvolver habilidades em relação aos diferentes tipos de conteúdos propostos por Coll (1986 apud ZABALA, 1998). Este é um exemplo de citação feita no corpo do texto. Podemos observar que os itens adicionados a citação são: nome do autor, ano de publicação, apud, nome do autor que citou o trecho e o ano em que o conteúdo foi citado.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

3 comentários em “ABNT NBR 10520 Atualizada: arquivo em PDF e como usar no TCC”

  1. A minha dúvida sobre a NBR 10520 é sobre a citação da citação, em casos de citações diretas que foram referenciadas pelo autor lido, o apud vem antes da citação no corpo do texto ou no final da citação direta? agradeço quem puder tirar minha dúvida

    Responder
  2. Sou revisora e participei de revisões da ABNT. Vem assim: primeiro o autor do texto original, e depois quem citou esse texto. Apud = citado por.
    Exemplo: Ferreira (2015) apud Menezes (2020). Quer dizer: o texto lido foi o do Menezes.
    Reparei que o texto original tem, necessariamente, data de publicação anterior.
    Boa sorte.

    Responder

Deixe um comentário