Escrever os resultados esperados do TCC pode gerar muitas dúvidas e até causar um certo pânico entre os alunos. Confira aqui como elaborá-lo corretamente.
Antes da tão esperada conquista de um diploma, os universitários possuem a difícil tarefa de desenvolver um trabalho acadêmico, reunindo tudo aquilo que aprenderam durante seu curso.
Esse desafio é uma imensa oportunidade para concluir o curso, alcançar a formação de forma memorável e demonstrar que todos aqueles anos estudados não foram em vão.
Mas a maioria dos estudantes enxergam essa oportunidade com certo pânico, pois acabam dando crédito ao que muitos falam, de que esse projeto de conclusão de curso é uma experiência pavorosa e assustadora.
Acalmem-se estudantes, não é bem assim.
Não há como negar que o trabalho é árduo, mas a experiência é satisfatória e você terá ajuda sempre que quiser ao longo desse percurso de confecção do seu trabalho acadêmico, para que o faça da maneira correta.
Uma das partes que mais apavoram os estudantes é a seção de resultados esperados de um TCC, pois é nela que o aluno deverá apresentar uma previsão de quais serão os resultados daquele projeto de conclusão de curso na prática.
O que é essa seção de resultados esperados de um TCC?
Os resultados esperados do TCC, assim como brevemente explicado acima, é o momento que o estudante precisa expressar quais são as suas expectativas quanto ao resultado do projeto de uma forma mais ampla.
Seria como realizar uma previsão de como gostaria e acredita que esse projeto irá impactar os envolvidos no tema e quais os frutos que virão dele.
E qual seria a finalidade dessa seção?
A finalidade não é somente avaliativa, ou seja, para que seus orientadores e professores saibam que você está apto para aplicar todos os conhecimentos obtidos de uma forma prática.
Mas para que você também saiba disso!
Para que também, você perceba como é a confecção de um projeto acadêmico e não só isso, mas a viabilidade de implantação do mesmo na sociedade; ao final disso, você terá uma experiência única, que transcende somente a teoria.
Como essa seção deve ser redigida?
Um dos desafios que o projeto de conclusão de curso traz consigo é a formatação e padronização que precisa ter.
Um TCC deve ser todo de acordo com as normas previstas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo obrigatório que elas sejam aplicadas, para que assim haja avaliação e aprovação do projeto.
A ABNT, diz que a fonte de letra padrão para a escrita do trabalho acadêmico deve ser Arial 12 para o conteúdo e a mesma fonte, porém no tamanho 14, para os títulos. Essa fonte só muda de tamanho, caso haja alguma citação que você queira acrescentar ao seu projeto de pesquisa, nesse caso a que deve ser utilizada é Arial tamanho 10.
O trabalho deve estar com o seu alinhamento justificado e o espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5 cm, essa regra também muda em caso de citações, referências e legendas, em que se os mesmos tiverem mais que três linhas, o espaçamento deve ser de 1,0 cm.
No caso de haver citações durante a escrita não só da seção de resultados esperados de um TCC, como em qualquer outra parte do projeto de pesquisa, algumas formatações devem ser seguidas.
Fora a modificação no tamanho da letra, você deve:
Nas opções de recuo colocar:
- Esquerda: 4 cm;
- Direita: 0 cm;
- Espaçamento antes: 0 pt;
- Espaçamento depois: 6 pt;
- Espaçamento: simples.
Tudo isso você pode fazer no processador de texto, Word, em sua versão mais atualizada, acessando a aba “Página inicial”, após isso procure pela seção “Parágrafo”, depois clique em “espaçamento de linha e parágrafo” e logo após em “opções de espaçamento de linha”.
A essa altura aparecerão os campos de opções de recuo e espaçamento e você pode inserir as informações de acordo com as instruções acima.
No caso da formatação do layout da página como um todo, as margens devem ter 3 cm nas partes superior e esquerda e 2 cm nas partes inferior e direita.
Você consegue fazer isso através da versão mais atualizada do Word, indo na aba “Layout” e clicando em “Margens”, após isso selecione a opção, “Margens personalizadas” e insira os valores conforme dito acima.
Essa formatação vale também para o restante do projeto de pesquisa.
Como elaborar corretamente?
A elaboração dessa seção depende de uma série de fatores um deles é a problematização do seu projeto de pesquisa.
Se para o problema que você encontrou, você vê mais que uma solução ou aplicação, no momento dos resultados esperados, você deve citá-las e focar nas quais você acredita serem mais viáveis e sempre justificar o porquê acredita na viabilidade de tais hipóteses.
Cuidado para não repetir suas justificativas, essas duas partes podem ter semelhanças, mas não são iguais! Entenda:
Justificativa: Nessa parte diga porque vale a pena desenvolver o projeto que você está propondo e, mais ainda, porque escolheu este tema para escrever. Fale sobre o problema ou fenômeno encontrado e quais necessidades você enxergou que o fez desenvolver este projeto de pesquisa.
Resultados esperados: Aqui você pensa no futuro, pense lá no final e diga quais serão os frutos do trabalho acadêmico que você está desenvolvendo, ou seja, o que de bom resultará dele quando estiver concluído.
Agora que você sabe a diferença entre a justificativa e os resultados esperados do TCC, aqui vai uma dica:
Capriche na escrita da seção de resultados esperados, tenha bons argumentos e boas bases, mantenha a lógica pois é nesse momento que você deve convencer quem está lendo o seu projeto de que ele é viável, tem potencial e, caso você queira dar continuidade, merece até mesmo um patrocínio.
Onde encontro orientações para redigir meu TCC corretamente?
Para manter a excelência do seu projeto de pesquisa e garantir um TCC nota 10, acesse os conteúdos do site Projeto Acadêmico, tire todas as suas dúvidas e siga as orientações!
Aqui você encontra não só dicas de como fazer o TCC como também orientações para redigir o seu projeto de conclusão de curso de acordo com as normas da ABNT. Seja nota 10!
Foi de grande ajuda. Wow!
Muito obrigada pela dica excelente.