Chegou o momento de desenvolver o trabalho de conclusão de curso. Mas como é a estrutura da monografia e como fazer o objetivo geral?
Muitos estudantes deixam para se informar melhor sobre a importância do objetivo geral do TCC, o trabalho de conclusão de curso, no último momento e entram em desespero.
Então, descobrem que, para desenvolver o TCC, é necessário seguir um passo a passo que, geralmente, exige: introdução, objetivos gerais e específicos, justificativa, hipótese, metodologia, fundamentação teórica, considerações finais e referências (bibliográficas e outras).
Além disso, há os elementos pré-textuais do trabalho, como capa, folha de rosto, resumo, lista de imagens e sumário, por exemplo.
Esse passo a passo, aliado às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de obrigatório, auxiliará o pesquisador no andamento de seu texto. Por causa disso, além de o estudante ter pleno conhecimento das normas ABNT, ele deve compreender cada passo de como é estrutura da monografia.
Neste artigo, explicaremos o que é o objetivo geral do TCC. Se você precisa escrever a monografia e não tem ideia de por onde começar, entenda o porquê da importância do objetivo geral do TCC no desenvolvimento de seu estudo.
Qual é a importância do objetivo geral do TCC?
A função do objetivo geral é apresentar e resumir a ideia do trabalho, como o nome sugere, de maneira generalizada. A partir dessa ideia central do tema do seu TCC que você poderá desenvolver as outras partes do seu trabalho, como a introdução e o objetivo específico, por exemplo.
Os objetivos determinados com a devida coerência prendem a atenção do leitor, fazendo com que o mesmo se interesse pela pesquisa apresentada.
Porém, antes de definir o seu objetivo geral, você precisa pensar em qual será ele e na problemática abordada pelo seu trabalho. Mas, para isso, é preciso saber o que é problema de pesquisa e qual a sua finalidade.
O que é problema de pesquisa?
O problema de pesquisa é o que vai auxiliar o pesquisador a definir um objetivo geral e um objetivo específico dentro do tema mais amplo escolhido.
A problemática nasce a partir de uma questão de pesquisa, ou seja, o que o pesquisador deseja investigar sobre o tema. Essa delimitação a ser analisada na monografia é chamada de objeto de investigação, o ponto de partida para a produção do TCC.
Portanto, é necessário que dentro do tema se defina o problema de pesquisa para que, então, também sejam definidos os objetivos gerais e específicos.
Em outras palavras, o problema de pesquisa é um questionamento crítico sobre o objeto de investigação. Deve-se formular o problema como uma interrogação evidente e bem definida, sendo ela a questão central do projeto — o impasse a ser solucionado —, a qual ele se propõe a responder e o que define a importância do objetivo geral TCC.
Como fazer o objetivo geral do TCC?
Quando pensamos em como fazer o objetivo geral do TCC, devemos primeiro olhar para o nosso tema e, também, para o problema de pesquisa, para que, assim, possamos defini-lo.
Se o tema do TCC for, por exemplo, “Quais os motivos do êxodo populacional do Nordeste do Brasil para as regiões Sul e Sudeste?”, a problemática da pesquisa seria o êxodo populacional.
Logo, o objeto geral dessa pesquisa seria algo como: “Analisar os motivos do êxodo populacional do Nordeste do Brasil para as regiões Sul e Sudeste”.
A estrutura costuma se dar da seguinte forma: primeiro, o verbo (Verbos para Objetivos Gerais em um TCC) no infinitivo — nesse caso, “analisar”. Depois, há a necessidade de um complemento, o que inclui o problema de pesquisa e, por último, o cenário em que a pesquisa será desenvolvida, que seria, nesse trabalho de exemplo, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil.
É importante ressaltar, também, que discussões, reflexões e debates de ideias devem ser destinados a seu devido lugar, ou seja, na revisão da literatura e no desenvolvimento.
Colocar os tópicos citados enquadrados dentro do que é o objetivo geral do TCC pode acarretar perda de pontos ao aluno no momento da avaliação do trabalho.
*Vídeo de BARBARA REGINA LOPES COSTA
Lista de verbos para serem utilizados no objetivo geral
Verbos no infinitivo que podem auxiliar no desenvolvimento do objetivo geral
Geralmente, como dito acima, os verbos no infinitivo dão início ao título do objetivo geral.
Por conta disso, é importante que o pesquisador esteja atento a alguns deles para facilitar o início da descrição do tema e do que é o objetivo geral do TCC. Alguns exemplos de verbos no infinitivo são:
- Analisar;
- Desenvolver;
- Relacionar;
- Averiguar;
- Listar;
- Descobrir;
- Descrever;
- Identificar;
- Mostrar;
- Apresentar.
Eles, além de auxiliarem o pesquisador no início da descrição do objetivo geral, auxiliarão no andamento de toda a pesquisa.
Assim como no objetivo geral, o objetivo específico será estruturado dessa forma, então, estudar a utilização dos verbos pode ser um diferencial na hora de desenvolver o texto.
Porém, o pesquisador deve ficar atento a alguns verbos no infinitivo que podem passar a ideia de incerteza, o que pode prejudicar a interpretação do TCC pela banca examinadora. Alguns exemplos de verbos que não se deve utilizar são:
- Pretender;
- Procurar;
- Tentar;
- Ver;
- Enxergar;
- Lembrar;
- Envolver.
Por fim, vale reforçar que o problema de pesquisa claro, o objetivo geral e o específico bem demarcados são fundamentais para a construção de uma monografia coerente e bem elaborada.
Caso esses itens não sejam devidamente esclarecidos, o pesquisador encontrará dificuldades no momento em que for desenvolver os aspectos que serão a base de toda a pesquisa.
Com isso, a produção do capítulo final — que é dedicado à análise e às considerações finais — ficará prejudicada. Dessa forma, o TCC não terá a coesão necessária para ser examinado, o que implicará em mudanças, talvez profundas, na abordagem do projeto.
Este texto tirou suas dúvidas em relação ao que é o objetivo geral do TCC? Compartilhe estas informações com seus colegas de turma para ajudá-los na produção de seus trabalhos de conclusão de curso.
Aproveite para ler nossos outros artigos sobre as partes que compõem o TCC e deixe um comentário abaixo caso tenha qualquer outra dúvida.
Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento da Silva de Jesus
Contenu Produção Criativa