O relatório técnico científico é um tipo de projeto acadêmico que pode ser utilizado para diversas finalidades. Por isso, muitas instituições exigem a elaboração deste projeto em áreas que podem explorar livremente o conceito científico. Nesses casos, é preciso entender em detalhes como fazer um relatório técnico científico. ABNT NBR 10719: Relatório técnico e/ou científico
Veja neste post tudo que você precisa saber sobre relatório técnico científico. A seguir, ensinaremos como fazer esse tipo de relatório, qual a estrutura ideal para o relatório técnico científico, entre outros detalhes que falaremos neste post. Confira!
O que é relatório técnico científico?
O relatório técnico científico é um projeto acadêmico que é detalhado através de um documento. Neste documento, são incluídas informações, registros, experiências, processos, investigações, análises e métodos utilizados ao longo de um projeto científico. Ou seja, o relatório técnico científico tem como objetivo informar em detalhes todos os processos de um projeto científico.
Como fazer um relatório técnico científico?
Antes de qualquer coisa, você precisa entender o conceito de relatório para poder elaborar um. De acordo com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), o conceito de relatório se aplica a seguinte definição: “É a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se história a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas e outros.“
Sabendo disso, devemos informar que um relatório só é elaborado com base em um ou mais objetivos. Afinal, não há por que elaborar um relatório sem ter uma finalidade (objetivo de estudo). Considerando que um relatório, independente se ele é técnico científico ou não), é o detalhamento de um projeto. Como começar um Relatório: estrutura, palavras e 5 dicas
No caso do relatório técnico científico, há dois objetivos possíveis para a elaboração deste documento acadêmico:
- Divulgar dados técnicos que foram obtidos e analisados por meio do projeto científico;
- Registrar esses dados e todo o projeto em caráter permanente.
Modelos e Exemplos de Relatório Técnico Científico
- http://www.fatectatuape.edu.br/site_novo/documentos/CTG/ManualRelatorioCientifico.pdf
- https://www.academia.edu/18647093/Modelo_de_relatorio_tecnico-cientifico
- http://www.fatecguaratingueta.edu.br/normas_trabalhos_academicos/10_relatorio_tecnico.pdf
- https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/89533/silva_dmf_me_bauru.pdf?sequence=1
- https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/fisicaequimica/relacaodedocentes973/rafaelzadorosny/apresentacao-de-relatorio-tecnico-cientifico.pdf-2.htm.pdf
- http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/201714419441ee38967676df8bf39a09f/GEOPROF-RELATORIO_TCNICO-CIENTIFICO.pdf
- http://www.itesp.sp.gov.br/br/info/acoes/rtc/RTC_Cedro.pdf
Fases da elaboração do relatório técnico científico
Sabendo que um relatório técnico científico é composto por um documento original onde são descritas todas as informações de um projeto científico, incluindo objetivos, método, análises, resultados, e muito mais, é preciso entender as fases que compõem a elaboração desse documento.
Um relatório técnico científico é feito através de 3 fases diferentes. Veja cada uma delas a seguir:
- Plano inicial: é a fase onde é informado no relatório a origem do estudo, objetivos, o plano de desenvolvimento do projeto acadêmico, entre outros itens de planejamento do estudo.
- Coleta de dados e organização: ao longo do projeto é realizada a coleta de dados. Nessa fase, é necessário armazenar corretamente de forma organizada todas as informações coletadas para posteriormente incluí-las no relatório.
- Redação: essa é a fase final de um relatório técnico científico. Essa fase é composta pela elaboração do relatório informando todos os itens necessários, respeitando a estrutura deste tipo de documento, formatação, apresentação das informações, entre outros aspectos importantes.
Estrutura de um relatório técnico científico
Um relatório técnico científico deverá ser elaborado com base no padrão estrutural aceito pela maioria das instituições de ensino. Claro que é importante consultar sua instituição de ensino em relação às exigências de formatação e estrutura de um relatório deste tipo. Porém, a estrutura mais utilizada é a seguinte:
- Capa
- Falsa folha de rosto
- Verso de falsa folha de rosto
- Errata
- Folha de rosto
- Sumário
- Listas
- Resumo
- Texto (introdução)
- Anexo ou Apêndice
- Referências bibliográficas
- Bibliografia consultada
Quer saber como elaborar cada um desses elementos no relatório técnico científico? Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre esses elementos e como colocá-los em seu relatório:
1. Capa
Deve ser o primeiro elemento do relatório técnico científico. Neste elemento, você precisará incluir as seguintes informações:
- Nome da instituição responsável pelo projeto científico, com a subordinação relativa ao nível da autoria;
- Título do relatório;
- Subtítulo, caso exista;
- Local onde o relatório foi elaborado;
- Ano de publicação escrito em algarismo arábico.
2. Falsa folha de rosto
A falsa folha de rosto deve apresentar apenas o título do relatório.
3. Verso da falsa folha de rosto
Neste elemento, deverá ser incluída de forma padronizada a ficha catalográfica (solicite ajuda a um Bibliotecário para confeccionar a ficha catalográfica corretamente).
4. Errata
Deve ser composta por uma lista de erros tipográficos ou de qualquer outra natureza junto As devidas correções e número das páginas ao qual se referem.
5. Folha de rosto
Já na folha de rosto verdadeira do relatório técnico científico, devem ser incluídas as seguintes informações:
- Nome da instituição responsável pelo projeto científico, com a subordinação relativa ao nível da autoria;
- Título do relatório;
- Subtítulo, caso exista;
- Nome do responsável pela redação do relatório (autor);
- Local onde o relatório foi elaborado;
- Ano de publicação escrito em algarismo arábico.
Repare que esse elemento estrutural é muito parecido com a capa, com exceção que ele aparece sequencialmente após a capa.
6. Sumário
Este item é composto pela relação de capítulos e seções que são incluídas ao longo da elaboração do texto do relatório. Ou seja, é informado no sumário apenas informações sobre capítulos, seções e números de páginas.
Tome cuidado para não confundir:
- Índice = item que detalha assuntos, nomes geográficos, nomes de pessoas, entre outros elementos, em ordem alfabética;
- Resumo = item que apresenta o texto destacando os aspectos mais interessantes e importantes sobre o relatório;
- Listas = item composto pela apresentação de dados e informações enumerados na ordem com que aparecem no relatório técnico científico.
7. Listas
É o elemento que apresenta a enumeração de tabelas, ilustrações, siglas, símbolos, abreviaturas, entre outros itens deste tipo, de acordo com ordem em que aparecem no texto do relatório.
8. Resumo
Deve ser escrito destacando os assuntos mais importantes do relatório, sem detalhar demais as informações que serão evidenciadas ao longo do documento.
9. Texto (introdução)
O ideal é iniciar o texto escrevendo uma introdução. Depois desse item, você deverá desenvolver o assunto considerando todos os dados coletados, as análises realizadas, e as demais informações que são importantes para discussão do assunto. Veja a seguir os itens que devem aparecer no seu texto:
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Resultados e conclusões;
- Recomendações.
10. Anexo ou apêndice
Neste elemento, você deverá incluir materiais como leis, estatísticas, questionários, entre outros, que suplementam o conteúdo abordado no relatório.
11. Referências bibliográficas
Todas as informações citadas que forem de autoria de outro autor deverão aparecer nas referências bibliográficas com as devidas informações (nome do autor, título da obra e ano de publicação).
12. Bibliografia consultada
Deve ser elaborada com base em todas as fontes consultadas para a realização do relatório técnico científico.