Início » Partes do TCC » Entenda mais sobre a Metodologia do TCC, veja como fazer e os tipos existentes

Entenda mais sobre a Metodologia do TCC, veja como fazer e os tipos existentes

A metodologia para TCC é usada para outros trabalhos acadêmicos também. Veja como realizar essa etapa e como ela auxilia na produção final do estudo.

Elaborar um trabalho de conclusão de curso não é tarefa fácil. Existem diversas normas específicas para cada tipo de produção. No Brasil a ABNT é o órgão responsável por estabelecer as normas técnicas  que regem a elaboração de trabalhos científicos, ou seja, é de consenso nacional que um TCC precisa estar padronizado de acordo com elas.

A metodologia da pesquisa científica é uma das etapas mais importantes para a realização de um TCC. Ela, não diferente de outra etapa, precisa ser padronizada e feita com maestria, pois o caminho que seu trabalho de conclusão de curso percorrerá, será estabelecido pelas metodologias de pesquisa.

Em termos mais diretos, metodologia significa os métodos e as técnicas que você usará para desenvolver e alcançar o seu objeto de pesquisa. Ela servirá para que outras pessoas possam reproduzir o que foi feito por você, se comprovado, é tido como algo científico que acarreta conhecimento à humanidade.

Como todo trabalho acadêmico, sua produção será um recorte de algo maior. Quanto mais específico mais você estará perto do objeto final. Cada etapa estabelecida na elaboração do TCC fará parte da metodologia.

mãos sobre um notebook escrevendo

Diferença entre metodologia e materiais e métodos

Há a possibilidade de usar um desses dois termos, nuca os dois juntos. Embora designados para a mesma parte em um TCC, eles são a primeira etapa que rotulam sua pesquisa.

Se ela for algo que já foi feito e já exista arcabouço teórico, documental, bibliográfico, algo escrito; então será rotulada como metodologia.

Quando a sua pesquisa for prática, experimental, ou seja, empírica, então você usará materiais e métodos.

As duas nomenclaturas para essa seção possuem a mesma finalidade, mas ao escolher uma delas já é possível ter o que esperar da pesquisa.

Abordagem metodológica

Existem dois tipos de abordagens. A quantitativa e a qualitativa.

1.  Abordagem quantitativa

Algo quantitativo é aquilo que pode ser analisado por proporções numéricas, por dados coletados, análise de gráficos, enquetes e entrevistas objetivas ou por análise documental, mas com enfoque nos valores.

Os estudos que estão dentro dessa abordagem metodológica são mais abrangentes. A finalidade é o conhecimento em forma de dados concretos, em forma objetiva.

Um bom exemplo de metodologia de TCC quantitativo é o pesquisador que tem como finalidade apresentar o nível de aprendizagem de uma determinada escola de inglês, alisando em dados qual a média dos alunos no TOEFL.

Separar quantos fizeram intercâmbio e quantos não fizeram e comparar as médias.  

2.  Abordagem qualitativa

O outro tipo de abordagem é a qualitativa. Usada para analisar a natureza do objeto de estudo, ela é mais específica e subjetiva. Podem ser usados autores como argumentos para as ideias apresentadas.

O objetivo é entender completamente o objeto estudado. O pesquisador fica estritamente perto do que é pesquisado, tem maior contato com as informações e precisa relacioná-las e as analisar.

Uma pessoa que estuda quais os impactos socioeconômicos que a Transposição do Rios São Francisco trouxe a uma determinada comunidade ribeirinha do rio. Esse é um exemplo de metodologia para TCC qualitativo.

Tipo de Metodologias de pesquisa

A metodologia da pesquisa científica não é classificada apenas por meio da abordagem metodológica. Existem ainda outras classificações que são feitas observando o objetivo da pesquisa, as fontes e os procedimentos.

Segundo os objetivos da pesquisa

A tríade é: exploratória, descritiva e analítica. Cada uma contém uma abordagem diferente das outras.

A exploratória é feita quando se quer estudar o novo, algo que é desconhecido ou é pouco conhecido. A partir dela é possível que o assunto se popularize e seja criado outros estudos.

Descritiva, o termo revela seu significado. A metodologia para TCC mais comum entre os cursos de graduação. Nela é descrito o objeto de estudo de forma, e com objetivo, de esclarecer qualquer eventual dúvida ou falta de conhecimento sobre algo popular, algo que já tem grande quantidade de estudos.

Por fim, a analítica. Pode-se dizer que é uma forma da descritiva, entretanto mais complexa, mais profunda.

A finalidade é desvendar a razão das coisas. Entender o porquê de certas coisas ser ou acontecer do modo que acontecem.

Segundo as fontes de dados

Assim como a metodologia segundo os objetivos, aqui também apresentarei três classificações. Campo, laboratorial e bibliográfica.

A primeira, a pesquisa de campo, é feita a partir de dados coletados, observados pelo pesquisador. Quem está elaborando um TCC faz essa parte quando vai às ruas, por exemplo, observar o comportamento humano.

Já a pesquisa laboratorial, diferente da primeira, é feita em um ambiente apropriado. Enquanto na pesquisa de campo o objeto está à mercê do ambiente, ou seja, você precisa se deslocar e seguir o estudo, na pesquisa laboratorial o ambiente é controlado, com equipamentos e a espera de resultados objetivos.

A bibliográfica utiliza estudos já feitos. Uma das metodologias de pesquisa mais famosas. Quase  todo trabalho, independente do seu objetivo, do seu enfoque, começa-se os estudos vendo tudo que já se tem sobre o estudado.

Segundo os procedimentos

A última classificação é segundo os procedimentos, isso significa enxergar como são feitas as pesquisas, iniciação, desenvolvimento e conclusão do TCC de acordo com o caminho, as atividades que levaram a esses dados, ideias, conclusões.

É definir quais serão as técnicas empregadas para chegar ao objetivo final.

A pesquisa é feita por meio de questionários, dados coletados, entrevistas, a ideia é, quantitativamente, absorver informações sobre algo. Feita em campo, um exemplo são as enquetes cuja as respostas se limitam ao sim ou não. Isso é a pesquisa de levantamento de dados.

Outra modalidade é a experimental, parte-se do objetivo de analisar, testar algo. Uma ideia, uma tese, uma hipótese, um experimento. O pesquisador geralmente a realiza em laboratórios.

Por fim, se tem a pesquisa de ação. Nela o estudante está inserido no objeto de estudo, ele participa, analisa, interfere e vê as consequências.

O meio em que está, o incluindo, é estudado por inteiro.

*Vídeo do professor Ivan Guedes

Exemplo de metodologia de TCC

Muito se tem na internet modelos de metodologia para TCC, entretanto lembre-se, mesmo que sejam padronizadas as classificações, as combinações possíveis só serão definidas pelo seu objeto e objetivo de estudo.

Você precisa descrever as classificações dela na metodologia, isso quer dizer que você apenas irá transcrever quais os caminhos, enfoques e materiais que utilizou para realizar a pesquisa.

Recapitulando, neste quadro você pode ver etapas e definições que uma metodologia científica engloba.

Abordagem metodológicaMetodologias de pesquisa
Qualitativa

 

Quantitativa

Exploratória, descritiva, explicativa e analítica

 

 

Campo, documental, laboratorial e bibliográficaLevantamento de dados, experimental e pesquisa de ação

 

 

Outros tipos de pesquisa:

Veja alguns exemplos de metodologia para trabalhos acadêmicos

O método que foi utilizado para a realização dessa pesquisa é o quantitativo, com a finalidade de analisar, em valores numéricos, a quantidade de pessoas, paulistanas, que não tem contato ou conhecimento sobre a política brasileira.

Para obter os dados necessários para o estudo foram feitas pesquisas bibliográficas para ver a participação, na política, da sociedade brasileira ao longo dos anos. As obras e estudos analisados foram (citar toda literatura consultada que foi usada diretamente para o desenvolvimento do trabalho).

Com caráter exploratório foram aplicados enquetes e questionários, usando o formulário do Google e abordagens presenciais, nas ruas.

A pesquisa de campo foi feita ao longo de um ano; duas mil pessoas responderam pelo formulário do Google e mil pessoas foram abordadas nas ruas. As perguntas se limitavam ao “sim”, “não”, “talvez” e “não sei responder”.

exemplo de metodologia para tcc
modelo de metodologia
metodologia trabalho sobre logistica
exemplo metodologia de pesquisa: estudo de caso

Agora que você conheceu mais sobre a metodologia da pesquisa científica, coloque em prática, quando entendida e seguida ela explica e facilita a produção do TCC e de outros trabalhos acadêmicos.

Então lembre-se, comece pesquisando possíveis temas para TCC, os analise, veja como pretende abordar e estudá-los. Anote todo o caminho percorrido e sua metodologia estará pronta.

Para mais artigos, sobre projetos acadêmicos, continue nesse site. Fazer a pesquisa científica, a partir de agora, será muito mais simples!

Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento da Silva de Jesus

Contenu Produção Criativa

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

7 comentários em “Entenda mais sobre a Metodologia do TCC, veja como fazer e os tipos existentes”

Deixe um comentário